DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Folha de São Paulo chama Ana Arraes de deputada sem expressão

Senado confirma escolha de Ana Arraes para o TCU

MÁRCIO FALCÃO, DE BRASÍLIA

O Senado confirmou nesta terça-feira a escolha da deputada federal Ana Arraes (PSB-PE), 64, para uma vaga no Tribunal de Contas da União. Ela recebeu 48 votos favoráveis, 17 contrários e uma abstenção.

O principal cabo eleitoral da deputada foi seu próprio filho, o governador Eduardo Campos (PSB-PE). Na semana passada, para garantir a aprovação dela pela Câmara, ele articulou apoio com governistas e oposicionistas e chegou a despachar em Brasília para acompanhar as negociações.

Reportagem "[PUBLICADA]": hoje pela Folha mostra que a deputada e o governador já pagaram cerca de R$ 300 mil em verbas públicas a uma locadora de automóveis de uma filiada ao PSB. A sócia majoritária da empresa, Renata Ferreira, é filiada ao PSB, legenda presidida pelo governador. Ela também tem emprego, como terceirizada, no Ministério de Ciência e Tecnologia e seu pai trabalha no gabinete de Ana Arraes desde 2007.

Filha do governador Miguel Arraes (1916-2005) e deputada sem expressão, Ana Arraes será a primeira mulher a ocupar uma vaga no tribunal.

A votação no Senado, que geralmente é apenas para homologar a vaga da Câmara --uma vez que a indicação desta cadeira cabe aos deputados-- ficou agitada após o discurso do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Adversário político de Campos, o peemedebista disse que subia à tribuna constrangido para ter que falar da "mãe de um governador", mas que fazia por considerar a eleição "um absurdo, uma prática não republicana".

"É um exemplo do vale-tudo na política. Se o que ocorreu na Câmara nas últimas semanas não é nepotismo, não é abuso do poder político e uso da máquina, eu não sei mais o que é".

A fala provocou uma série de discursos de senadores aliados em defesa da indicação de Ana Arraes, boa parte lembrando o currículo que inclui dois mandatos de deputada federal. O líder do PT, Humberto Costa (PE), negou a tese do nepotismo.

"A deputada não é simplesmente a mãe de um governador ou filha de um ex-governador. É uma pessoa que tem militância política séria, que tem comportamento e postura ética inquestionável ao longo de sua vida".

Líder do PSB, Antonio Carlos Valadares (SE), disse que a escolha foi legítima e que ela tem todas as credenciais para ocupar o cargo.

Na Câmara, a deputada conquistou 222 votos, 73 a mais do que o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), que está no sexto mandato e já presidiu a Câmara.

Ana Arraes terá seis anos de mandato no TCU, pois precisará se aposentar aos 70. Ganhará R$ 25,4 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário