DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TCU: Aldo teria superado Ana como favorito. Veja cenário


À medida em que se aproxima o dia da nomeação para a vaga a ser aberta para ministro do Tribunal de Contas da União, mais o tema, como nunca ocorreu antes, é detaque na imprensa diariamente. O interesse é notado em vários Estados, na medida em que há na corrida nomes de peso na política. No caso de Pernambuco há a deputada Ana Arraes(PSB) mãe do governador Eduardo Campos, cotada como  favorita, por causa de apoios importantes como Lula e Dilma Rousseff.  Eis um levantamento feito pelo Blog do Magno,  no noticiário -- desencontrado -- do feriado, dos principais colunistas do País, sobre o assunto:
Cláudio Humberto - Lula e Dilma apoiam Ana Arraes (PSB-PE) para ministra do Tribunal de Contas da União, mas o problema e que eles não votam. A decisão será dos deputados, dia 21. Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que também é o “plano B” de Eduardo Campos, filho de Ana, hoje lidera as apostas. Um argumento usado contra Ana Arraes é o fato de ser pernambucana como dois dos últimos três indicados para o plenário de nove membros do Tribunal de Contas da União: José Jorge e José Múcio Monteiro.
Ilimar Franco – O Globo - 1) Ex-ministro do governo Lula, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) prepara proposta para que a receita da aplicação dos recursos do petróleo do pré-sal possa ser usado para a construção de uma vasta rede de linhas de metrô nos maiores centros urbanos do país. Argumenta que os trabalhadores, que gastam muitas horas dentro dos ônibus, com mais linhas de metrô, ficariam mais tempo com os filhos.
 2) O governo Dilma não quer pagar a conta do resultado das eleições para a vaga da Câmara no TCU. Como os partidos da base estão divididos e há, pelo menos, quatro aliados concorrendo, o Planalto tirou o time. 'O governo não vai se meter. Não terá candidato e liberou o voto de sua base parlamentar', diz o líder Cândido Vaccarezza (PT-SP). A tendência do PT, que gostaria de uma candidatura única, é adotar a mesma postura.
3) Os tucanos e as eleições para o TCU - Sobre as eleições para a vaga da Câmara para o TCU, o presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, afirma: 'Não vai ser possível o PSDB fechar com uma candidatura. Entre nós, há eleitores do Jovair Arantes (PTB-GO), do Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e de Ana Arraes (PSB-PE)'. Ele informa que 'Aécio não pediu nada' e especula que ele teria dificuldade de pedir votos para um candidato. Explica que ao se posicionar, Aécio precisa considerar vários fatores e acrescenta: 'O Jovair foi um parceiro do Aécio na sua eleição para a presidência da Câmara (2001/2003), quebrando o monopólio PFL-PMDB, no governo FH'.
Renata Lo Prete – Folha de S.Paulo -  Vamos ver:  O esforço intensivo e explícito de Eduardo Campos (PSB-PE) para instalar a mãe, Ana Arraes, no TCU transformou a disputa pela vaga no tribunal em teste para a liderança do governador, personagem cobiçado nas costuras de 2014.
Monica Bergamo – Folha de S.Paulo -  AO LÉU - O anúncio de que Gilberto Kassab, de SP, apoia a deputada Ana Arraes (PSB-PE) ao TCU (Tribunal de Contas da União) foi um banho de água fria na campanha de Aldo Rebelo (PC do B) pelo mesmo cargo. Os comunistas, que se aproximaram do prefeito paulistano, estavam certos de que ele daria apoio à candidatura do deputado.

COLUNA DO BLOG DO MAGNO MARTINS


Nenhum comentário:

Postar um comentário