DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Coluna de hoje no blog Magno Martins



            Ganha, mas sai perdendo

Tancredo Neves deixou muitas lições que as novas gerações não têm a capacidade de captar e acabam fazendo bobagem. Dizia ele, com a sua sabedoria mineira, que em política se ganha ganhando, se perde ganhando, se perde perdendo e se ganha perdendo. Mas, como ganhar perdendo?

É triunfar por triunfar! E, no triunfo, quando o natural seria a leitura da exibição de força e poder, vem o desmoronamento. Lembrei-me das admoestações de Tancredo ao observar os arroubos do governador Eduardo Campos para eleger a sua mãe ministra do Tribunal de Contas da União. Vai levar? É muito provável.

Mas, para quem tem planos de disputar a Presidência da República é um ganho com sabor de perda. Reafirma sua força no plano nacional, é verdade - porque não há precedente de governador que tenha tido a força de colocar uma mãe naquela corte - mas fica extremamente vulnerável para vôos mais ousados.

O TCU, como se sabe, tem o poder supremo de julgar as contas dos gestores públicos, especialmente do presidente da República. A sociedade teria dificuldades de assimilar a postulação de alguém ao cargo máximo da Nação para, eleito, suas contas serem julgadas pela mãe.

No marketing eleitoral, portanto, ganhar ou perder pode ser, às vezes, um conceito relativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário