DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

RECEITA FEDERAL - SERVIDOR QUE VIOLOU OS DADOS TUCANOS É PETISTA

BRA­SÍ­LIA (Folhapress) - O ser­vi­dor da Receita de Formiga (MG) que aces­sou dez vezes em 2009 os dados pes­soais do vice-pre­si­den­te do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, é fi­lia­do ao PT desde agos­to de 2001. Listado no pro­ce­di­men­to ad­mi­nis­tra­ti­vo da Cor­regedoria da Receita que in­ves­ti­ga a vio­la­ção do si­gi­lo fis­cal de EJ e de ou­tras pes­soas li­ga­das ao PSDB, Gilberto Souza Amarante apa­re­ce nos re­gis­tros ofi­ciais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como fi­lia­do ativo do PT de Arcos (MG), a 30 km de Formiga.

As con­sul­tas ao nú­me­ro de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de EJ fei­tas pelo ser­vi­dor se deram em 3 de abril de 2009, em menos de 1 mi­nu­to - das 16h32min18seg às 16h32min59seg. No mesmo dia, o CPF de EJ foi con­sul­ta­do tam­bém em Brasília, por uma ser­vi­do­ra que com­pro­vou à Corregedoria da Receita ter mo­ti­va­ção pro­fis­sio­nal para o aces­so.

Os pre­si­den­tes do PT na­cio­nal, José Eduardo Dutra, do PT-MG, Reginaldo Lopes, e do PT de Arcos, Hideraldo José, dizem que não co­nhe­cem Amarante e que ele não teve ati­vi­da­des par­ti­dá­rias nos nove anos de fi­lia­ção. “A opo­si­ção vai fazer mais es­tar­da­lha­ço, mas não há ne­nhu­ma re­la­ção da cam­pa­nha com esse epi­só­dio. O fato de ser fi­lia­do, é claro, por si só causa cons­tran­gi­men­to ao ­partido’’, afir­mou Dutra, que disse que ele será ex­pul­so se com­pro­va­da ir­re­gu­la­ri­da­de.

“Conheço o PT de Arcos, sou vo­ta­do em Arcos, e nunca ouvi falar dessa pes­soa. Se é fi­lia­do, não é ­militante’’, disse Lopes, do PT mi­nei­ro. O pre­si­den­te do par­ti­do em Arcos - ci­da­de de cerca de 36 mil ha­bi­tan­tes - afir­mou que a le­gen­da tem na ci­da­de 226 fi­lia­dos. “Nunca nem vi essa pes­soa. Ela nunca par­ti­ci­pou de qual­quer ação, ati­vi­da­de par­ti­dá­ria aqui em Arcos.’’

Ontem, a Folha de S. Paulo não con­se­guiu con­ta­tar Ama­ran­te. Ontem ele disse que, por ofí­cio, aces­sa CPFs por mo­ti­vos va­ria­dos e que não se lem­bra­va a razão de ter vas­cu­lha­do a ficha de EJ. A con­sul­ta ao CPF dá aces­so a dados ca­das­trais -como nome e en­de­re­ço. Não per­mi­te ob­ser­var de­cla­ra­ções de renda nem de bens. Amarante tam­bém afir­mou que até então não havia sido ques­tio­na­do pela Corregedoria da Receita, em­bo­ra a sin­di­cân­cia tenha sido aber­ta há mais de dois meses.

Amarante é o se­gun­do per­so­na­gem do es­cân­da­lo que per­ten­ce ao PT. O homem que usou uma pro­cu­ra­ção falsa para re­ti­rar na Receita os dados si­gi­lo­sos de Veronica, o con­ta­dor Antonio Carlos Atella, foi fi­lia­do de 2003 a até pelo menos 2009. A exem­plo de Amarante, o PT diz que Atella nunca teve atua­ção par­ti­dá­ria.

Eduardo Jorge afir­mou que pe­di­rá hoje à Receita Federal que in­for­me a razão das con­sul­tas ao seu CPF. Incluindo Formiga, o tu­ca­no teve seus dados con­sul­ta­dos em 22 oca­siões, de acor­do com a in­ves­ti­ga­ção da Corre­gedoria da Receita. O caso da vio­la­ção dos dados de EJ e de ou­tras pes­soas li­ga­das ao PSDB, como Veronica Serra, vem sendo ex­plo­ra­do na pro­pa­gan­da do can­di­da­to à Presidência José Serra, que acusa a ad­ver­sá­ria Dilma Rousseff (PT) de ser a res­pon­sá­vel pelo crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário