DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Oposições estão confiantes na vitória de seis deputados federais

Oposições estão confiantes na vitória de seis deputados federais


1) Pelas previsões da Frente Popular, os partidos políticos que a compõem deverão eleger domingo próximo 20 deputados federais, cabendo aos partidos de oposição as outras cinco vagas.

2) A alegação que os “frentistas” usam é a seguinte: sua chapa é muito forte eleitoralmente e, além disso, a associação dos oposicionistas com José Serra e Jarbas Vasconcelos enfraqueceu bastante os candidatos proporcionais da oposição.

3) Hoje, entretanto, numa reunião informal para analisar as chances de cada lado, os oposicionistas fizeram a seguinte conta, que lhes asseguraria seis cadeiras, com possibilidade de ficar com a sétima:

4) Mendonça Filho (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB), juntos, teriam aproximadamente 350 mil votos.

5) Bruno Araújo (PSDB) mais Raul Henry (PMDB) somariam cerca de 250 mil votos.

6) Augusto Coutinho (DEM), André de Paula (DEM) e Edgar Moury Fernandes (PMDB), juntos, também teriam aproximadamente 250 mil.

7) Osvaldo Coelho (DEM) mais Bruno Rodrigues (PSDB) teriam cerca de 140 mil.

8) Candidatos de menor expressão mais os votos dados à legenda do PMDB, PSDB, DEM e PPS totalizariam algo em torno de 100 mil.

9) Total: 1 milhão e 90 mil votos, que divididos pelo quociente eleitoral (180 mil votos) garantiriam seis cadeiras e uma “sobra” de 20 mil votos.

10) O cálculo está razoável, desde que Osvaldo Coelho e Bruno Rodrigues tenham realmente 140 mil votos e os votos dados às quatro legendas totalizem 100 mil.

É isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário