DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

domingo, 26 de setembro de 2010

Diap "elege" 37 favoritos

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) identificou 812 candidatos com maiores chances de vitória na eleição de 3 de outubro na disputa pelas 513 cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados. De Pernambuco, o Diap destacou 37 nomes que têm, de acordo com algumas variáveis, maior possibilidade de conseguir uma das 25 cadeiras destinadas ao estado naquela Casa. "Levamos em consideração principalmente, o peso das coligações a que pertencem os candidatos, além da perfomance em eleições anteriores, o próprio perfil do candidato assim como a estrutura com que ele pode contar durante a campanha", explicou Antonio Augusto de Queiróz, cientista político e coordenador do Diap.


Os eleitores de Pernambuco vão escolher no próximo domingo os 25 representantes do estado na Câmara Foto: Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press - 4/8/08
Queiroz fez questão de lembrar que o estudo não tem a pretensão de fazer as vezes de uma pesquisa eleitoral nos moldes tradicionais. "Não consultamos eleitores, por exemplo, e tão pouco avaliações externas para chegar a esses nomes", explicou. Em todo o Brasil, os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos para deputado federal.

"Temos uma margem de acerto verificado em eleições passadas entre 85% e 100%. Ainda assim, não temos a pretensão de sermos a última palavra. Aceitamos, inclusive a opinião e possíveis cenários relativos a candidatos oferecidos por qualquer pessoa que possam alterar o prognóstico", acrescentou o cientista político.

Ainda de acordo com Queiróz, o levantamento foi realizado com base em informações qualitativas e quantitativas. Os aspectos considerados foram o desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados); a trajetória e a popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições; os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes); as coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); o apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal); e pesquisas eleitorais.

O fato de o nome aparecer na lista, entretanto, não significa garantia de eleição, até porque as coligações e a exigência de quociente eleitoral podem alterar as chances de candidatos bem posicionados em seus partidos.

Os Nomes prováveis de Pernambuco

ANA ARRAES PSB
ANDRÉ DE PAULA DEM
ANTONIO SPECK PTB
AUGUSTO COUTINHO DEM
BRUNO ARAÚJO PSDB
BRUNO RODRIGUES PSDB
CARLOS EDUARDO CADOCA PSC
CHARLES LUCENA PTB
DANILO CABRAL PSB
EDGAR MOURY PMDB
EDMAR DE OLIVEIRA PHS
EDUARDO DA FONTE PP
FERNANDO COELHO FILHO PSB
FERNANDO FERRO PT
FERNANDO NASCIMENTO PT
GONZAGA PATRIOTA PSB
INOCÊNCIO OLIVEIRA PR
JOÃO PAULO PT
JORGE CORTE REAL PTB
JOSÉ CHAVES PTB
JOSENILDO PT
LUCIANA SANTOS PC DO B
MARCOS ANTONIO PRB
MAURÍCIO RANDS PT
MENDONÇA DEM
NELSON PC DO B
NINHO PSB
OSVALDO COELHO DEM
PAULO RUBEM SANTIAGO PDT
PEDRO EUGÊNIO PT
PEREIRA DE PAUDALHO PHS
RAUL HENRY PMDB
ROBERTO TEIXEIRA PP
SERGIO GUERRA PSDB
SILVIO COSTA PTB
WOLNEY QUEIROZ PDT
ZÉ AUGUSTO PTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário