DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O outro neto

Fernando de Barros e Silva (Folha de S.Paulo)

Especula-se muito a respeito do futuro político de Aécio Neves. Presume-se que sairá da eleição como senador e virtual líder da oposição. Difícil saber qual será sua disposição para assumir, e como, o papel de aglutinador do bloco derrotado por Dilma Rousseff. Seja como for, o neto de Tancredo Neves é presença certa em qualquer lista de presidenciáveis para 2014. Mas é bom começar a prestar atenção em outro neto ilustre (e também jeitoso) da política nacional -- o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). É certo que o herdeiro de Miguel Arraes sairá das urnas maior do que entrou.

Com quase 70% das intenções de voto, sua reeleição será um passeio. Sua candidatura arrastou para si 15 partidos, o triplo do que tinha em 2006, quando derrotou o DEM no segundo turno. Ontem, o jornal 'Valor Econômico' mostrou numa extensa reportagem que a base de apoio de Campos conta com várias figuraças da velha direita, como Inocêncio Oliveira (PR, ex-PFL), Joaquim Francisco (PSB, ex-PFL), Severino Cavalcanti (PP) etc. etc.

É com essa turma a tiracolo, e apoiado por 14 dos 17 prefeitos tucanos no Estado, que o governador vai 'vingar' a derrota sofrida por seu avô em 1998, quando também tentava a reeleição contra o mesmo Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Neto de Arraes, Eduardo Campos sabe que deve seu voo à relação que veio consolidando com Lula desde que foi ministro de Ciência e Tecnologia, no primeiro mandato. Este ano, à frente do PSB, foi decisivo para esvaziar as fantasias presidenciais de Ciro Gomes.

O líder do Nordeste em ascensão agora é ele. Num cenário político que será dominado (e disputado) por duas grandes forças, PT e PMDB, Campos desponta no bloco governista como uma terceira via emergente. Isso não significa que será candidato em 2014. Hoje parece até mais razoável que não seja. Aécio tem 50 anos; Campos, 45. Tem petista que já o imagina como vice dos sonhos para Lula daqui a quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário