DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Trinta e cinco candidatos a deputado federal são "fortes". Apenas 25 serão eleitos

APRESENTAMOS ALGUMAS ANÁLISES POLÍTICAS DE JORNALISTAS, ASSESSORES E CIENTISTAS POLÍTICOS, DO QUE PODE ACONTECER NAS ELEIÇÕES PARA DEPUTADO FEDERAL. NÃO SE TRATA DE PESQUISA DE OPINIÃO NEM FUTURISMO DE BOLA DE CRISTAL. SÃO MERAS ESPECULAÇÕES - QUE NA MAIORIA DAS VEZES DÃO CERTO - PARA ASSANHAR A CABEÇA DO LEITOR DO BLOG QUE GOSTA DE POLÍTICA.

Faltam 10 dias para as próximas eleições.
Deputados, assessores, jornalistas, cientistas políticos e estudiosos da política de Pernambuco realizam um estudo de como será a bancada federal do nosso estado nos próximos cinco anos. Não é pesquisa, não é advinhação, apenas especulações de quem entende do assunto e sempre acertam.
Somando todas as contas, chega-se ao total de 34 federais com chances de se elegerem. Porém o número é bem menor. Apenas 25 serão eleitos. Cerca de 9 nomes considerados como "fortes" por essas lideranças partidárias ficarão de fora.

No âmbito federal, 21 deputados concorrem à reeleição. As maiores expectativas são do PSB de Eduardo e do PT de Humberto Costa. Cada um almeja eleger cinco deputados.

Os socialistas apontam os nomes de Ana Arraes, Danilo Cabral, Gonzaga Patriota, Fernando Filho e do Pastor Eurico, da Assembléia de Deus, como nomes certos para a legislatura 2011-2014.

Pelo lado petista, dirigentes apostam na reeleição dos quatro atuais (Fernando Ferro, Fernando Nascimento, Maurício Rands e Pedro Eugênio) e no ex-prefeito do Recife, João Paulo, que deverá, juntamente com Ana Arraes, serão os grandes puxadores de votos desta eleição.
PT e PSB integram o chapão governista, junto com outros sete partidos, todos com pretensões menos ousadas.
O PTB, conta como certa a reeleição de José Chaves e Sílvio Costa, além da chegada de Jorge Côrte Real.

O PDT trabalha para reeleger Wolney Queiroz e Paulo Rubem Santiago. Pelo PR, é dada como garantida a reeleição de Inocêncio Oliveira, e são cotados ainda os nomes de Anderson Ferreira e de Miguel Sales (ex-promotor dos kombeiros do Caso Serrambi).
No PCdoB, a ex-prefeita de Olinda Luciana Santos parte como favorita, e o grupo ainda espera a eleição de Nelson Pereira.

PSC e PRB contam com as reeleições de seus únicos deputados federais pernambucos, Cadoca Pereira e Negão Abençoado, respectivamente. Já a reeleição de Eduardo da Fonte, assim como a entrada de Roberto Teixeira, são dados como certo pelo PP. A expectativa otimista, e o chapão deve eleger 19 ou 20 deputados federais, podendo fazer 21 deputados.

Do lado da oposição, cinco partidos formam a coligação Pernambuco Pode Mais, e as contas chegam a oito federais.

O DEM aposta em Mendonça Filho, Augusto Coutinho e André de Paula e Osvaldo Coelho como os eleitos.
No PSDB, Sérgio Guerra junta-se a Bruno Araújo e Bruno Rodrigues para formar a bancada tucana.

O PMDB nutre suas esperanças na reeleição de Raul Henry e Edgar Moury Fernandes.

O PV, que saiu sozinho, acredita na eleição de Danda Simeão ou André Lucena.

O PHS, que se juntou a PSL, PSDC, PRP e PTdoB, aposta suas fichas em Perreira de Paudalho ou Edmar de Oliveira, vereador do Recife. Já a coligação Um Novo Tempo (PRTB/PTN) concentra suas esperanças na cantora Shirley Carvalhaes, que segundo especuladores "surpreenderá muita gente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário