DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Serra insinua que Dilma governaria na ''garupa'' de Lula


De forma sutil, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse nesta quarta-feira (11), em entrevista ao Jornal Nacional, que "não há presidente que possa governar na garupa". Certamente, uma crítica indireta à Dilma Rousseff (PT), apoiada pelo presidente Lula. A resposta veio à pergunta de Willian Bonner sobre sua candidatura "paz e amor", em que evita falar mal do atual governo. Medo da alta popularidade de Lula? Indagou o apresentador da Rede Globo. O ex-governador de São Paulo disse apenas que "Lula não é candidato à presidente".

Veja os principais trechos:

  • Serra paz e amor

"Não há presidente que possa governar na garupa, ouvindo e sendo monitorado por terceiros. Fernando Henrique Cardoso governou em uma época diferente e precisou reestruturar o País. Lula fez coisas boas e coisas nem tão boas. A discussão é o que vai acontecer para frente. Nós não estamos fazendo uma disputa sobre o passado. A saúde (Serra foi ministro da pasta no governo FHC), por exemplo, não andou bem nos últimos anos"

» Aliança com o PTB, antigo aliado do PT, envolvido no escândalo do mensalão
"O PTB em São Paulo sempre esteve com o PSDB. Os personagens principais (do mensalão) não foram do PTB, por isso não há constrangimento. Roberto Jefferson (pivô das acusações do mensalão) é presidente do partido, não candidato. Eu não tenho compromisso com ele.

  • Modelo de concessão de estradas federais
Serra cita a alta aprovação das estradas de São Paulo (75%), segundo o candidato. "As estradas federais são estradas da morte. De 2003 para cá foram arrecadados R$ 65 bilhões para melhorar estradas, só 25 foram gastos para esse fim. O governo federal fez um tipo de concessão que não deu certo.

  • » Escolha do vice Indio da Costa (DEM) e fama de centralizador
"Em primeiro lugar, eu não sou centralizador, eu sou cobrador. Eu delego muito, mas acompanho". Serra disse que o nome de Indio da Costa já havia sido pensado, mas não foi divulgado porque senão seria uma "fofocaiada". Ele lembrou da atuação do vice na aprovação da Lei da Ficha Limpa

Nos trinta segundos finais, o tucano relembrou sua origem modesta, referindo-se aos pais. "Acho que eles nunca sonharam que um dia eu estaria aqui no Jornal Nacional, que eles assistiam todo dia", mas acabou sendo interrompido por William Bonner por exceder o tempo previsto.

Serra participou da última entrevista realizada pelo Jornal Nacional com os presidenciáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário