DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Maioria dos eleitores pernambucanos é contra casamento gay


O livro-pesquisa O Que Pensa o Eleitor Pernambucano?, a ser lançado pelo Instituto Maurício de Nassau, no dia 09 de outubro, na Livraria Cultura, revela que a maioria dos eleitores do Estado é contra a união homossexual. A nova lei argentina, aqui, não pegaria.

Ao responder a questão, os pernambucanos mostraram que não tem assimilado tão profundamente o valor da diversidade. Na verdade, rejeita.

Segundo a pesquisa, são contra a união homo 53% dos eleitores pesquisados.

Apenas, 36% são favoráveis!

A decomposição por idade e gênero mostra algumas curiosidades.

O perfil que mais tolera a diversidade sexual são as mulheres (42%), de 16 a 24 anos (41%), com nível superior completo (41%), com renda maior que 5 salários mínimos (45%).

O dado curioso é que a localização geográfica pouco interfere no índice de tolerância.

Os autores da obra, Adriano Oliveira, Carlos Gadelha Júnior e Roberto Santos, atribuem a rejeição a uma cultura de masculinidade criada na sociedade nordestina, em que a homossexualidade seria vista com demasiado preconceito.

“Afinal, preconceito é uma opinião sem conhecimento”, dizem os pesquisadores, no livro.

O que levaria alguns políticos a defender a bandeira, rejeitada pela maioria. A síndrome de capitão gay, defensor das minorias? Não. Só o cálculo político. 36% de votos em cada 100 eleitores não é melhor do que nada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário