DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Entrevista com o vereador Valter Cruz de Feira Nova



A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Feira Nova para o biênio 2011 a 2012 foi realizada nesta quarta-feira, dia 11/08/2010. O atual presidente vereador, Márcio Antônio Sidronio de Santana foi reeleito presidente. Para a primeira secretaria foi eleito o vereador Amaro Ramalho e para a segunda secretaria foi eleito o vereador João Araújo. Eles tomam posse em janeiro. Nosso blog conversou com o atual primeiro secretário o Vereador Valter Cruz – PT.



Qual sua avaliação do resultado da eleição da mesa diretora?

Olha, foi uma eleição de cartas marcadas, não houve surpresas. O Tota procurou definir logo o seu lugar nos próximos dois anos.

O que o senhor quer dizer com: definir o lugar?
Com as eleições de 03 de outubro a política de Feira Nova dará um giro de 360 graus, eu não tenho dúvidas disso, porque o primeiro foi com a morte de Marilene Chaves. As urnas poderão reservar uma surpresa aos candidatos a deputado do grupo do prefeito, e isso dificultaria a reeleição de Tota para presidente, outra coisa é que a relação dele com o prefeito não é das melhores. Então, fazer a eleição da mesa diretora logo agora foi estratégico para ele e para a sobrevida de alguns.

O senhor votou nele?
Nãooo.

Por quê?
Se Tota tivesse aberto diálogo com o grupo dos seis, aquele mesmo o que o elegeu em 2009 (tudo acordado com a prefeita da época Marilene Chaves que DEUS a tenha), talvez o resultado fosse outro ou teríamos menos trauma, mais ele preferiu se entender com a oposição. Eu não sou radical, sou político de diálogo, de entendimento, mas a relação ficou difícil, pesada. Para você ter um idéia ele nem pediu meu voto, nem me procurou para conversar sobre a eleição.

A oposição lhe procurou para compor chapa?
A oposição fez corpo mole, na verdade eles tinham compromisso com Tota. Ela deixou de como estava para ver como vai ficar. Os três votaram fechado, entende (risos).

O vereador Amaro Ramalho, que é de oposição ligado ao grupo do ex prefeito Jairo Gonzaga, foi eleito primeiro secretário, por que não houve um entendimento para uma chapa da oposição com ele?
Esse vereador era o mais apaixonado pela candidatura de Tota. É vereador da Câmara mais difícil de abrir qualquer tipo de entendimento, porque tem um estilo de "dono da verdade", entende. O que vale é a verdade dele e não a do outro, por isso tem vários mandatos, já foi secretario da mesa em outras legislaturas e acho que nunca passará disso.

Mas o grupo do prefeito ou próprio Tota precisava de compor com Amaro na Chapa?
Com certeza não, se tivesse aberto diálogo com seu grupo não precisava de mais ninguém. Mas não soube construir a candidatura e o grupo sai desgastado.

Essa aproximação de Amaro com o grupo do prefeito, pode significar algo para 2012?
(risos) Olha, eu acho que se depende-se só dele já estaria tudo resolvido. O Amaro não tem projeto político, ele é o cara do momento, entende. Quer ser poder o tempo todo, mais isso é uma questão mais ampla e não passa apenas por ele, são quase 20 anos de identidade política de uma família eum grupo em Jogo.

O presidente reeleito Tota representa o prefeito?
Sim, essa candidatura tinha que passar pelo gabinete sem dúvida, tanto é que houve uma reunião na segunda-feira dia 09 para tratar apenas da eleição da mesa.

E a composição final da chapa com o vereador João Araújo na segunda secretaria, o por que?
Olha o João é uma figura extraordinária. Pra ele foi um prêmio de consolação, na verdade para ele poder terminar seu mandato e sua carreira política na mesa diretora. João foi tão bom para os outros que acabou se prejudicando no Tribunal de Contas do Estado.

E entrando no plano municipal como está a gestão do prefeito Nicodemos?
Não mostrou a que veio ainda, O povo está esperando e nós também esperamos, Feira Nova tem que aproveitar esse momento positivo de crescimento do nordeste.

O senhor vai estar com ele em 2012?
(risos) Na política tudo pode acontecer, amigo meu projeto não é um grupo político e sim uma Feira Nova melhor.

E a sua atuação a partir de 2011?
Não muda nada, até porque estar ou não na mesa diretora não influencia no trabalho do vereador.

O senhor é candidato a reeleição ou tem oustros projetos para 2012?
(risos) O tempo vai dizer, trabalhamos sério para a reeleição, vamos esperar o eco do povo, quem decide futuro político é o povo somos funcionário deles, não somos nós que vamos impor algo.

Essa eleição deixa a relação entre os nove difícil?
Espero que não, são nove vereadores bem maduros e respeitam cada um seu espaço.
O vereador Juba não compareceu, o que achou desse ato?
É um recado para alguém?Foi uma ação infantil, homem público tem que ter posição e esclarecer ao povo o que está acontecendo, se omitir não contribui para a licitude do processo e da democracia.

Agradecemos ao vereador Valter Cruz, pela entrevista e entraremos em contato com outros vereadores para mais esclarecimento sobre a eleição da mesa diretora da câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário