DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bolsa-Família é aprovado por 89% dos pernambucanos. Falar mal do programa pode ser tiro no pé para os políticos


O Bolsa-Família, programa de proteção social para os mais pobres, financiado com recursos públicos, é um sucesso em Pernambuco.

A mais nova pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, transformada no livro O Que Pensa o Eleitor Pernambucano?,mostra que o programa tem o apoio de 895 dos entrevistados.

Assim como 71% dos eleitores concordam que o Estado deve continuar responsável pela previdência social, neste caso do Bolsa Família observa-se que o poder estatal é reconhecido como um ator ativo para o exercício da proteção social.

“A proteção atinge os mais pobres e o raciocínio do eleitor é o de que os mais necessitados devem obter ajuda do Estado”, analisam os pesquisadores.

O dado curioso do levantamento é que quanto maior o nível de instrução e a renda, mais pessoas reprovam a presença do estado, a tal estadolatria.

A reprovação ao programa Bolsa-Família cresce nos segmentos com maior nível de instrução e renda. No caso, 15% dos que tem renda acima de cinco salários mínimos e 21% dos que tem ensino superior completo reprovam o Bolsa-Família.

Neste estado de coisas, é de se esperar que os tucanos paguem o preço de terem criticado o programa logo no início da gestão Lula. Não vão faltar governistas para lembrar o episódio. O ex-governador Jarbas Vasconcelos também fez críticas ao programa ainda quando era governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário