DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Carlinhos do Moinho, impugnado, deve lançar uma filha em seu lugar


Por ter tido contas rejeitadas no TCE do tempo em que era prefeito de Lagoa de Itaenga, Carlos Vicente Arruda, o Carlinhos do Moinho, teve seu pedido de registro de candidato a deputado estadual indeferido agora à noite pelo TRE.

Ele era um dos mais fortes candidatos do PHS porque tem força eleitoral em vários municípios da Mata Norte, especialmente Carpina, onde disputou a prefeitura em 2008 e ficou em segundo lugar.

Seu pedido de registro foi indeferido por 6 x 0 e nesse momento (21h) ele se encontra em Lagoa de Itaenga com o prefeito Jackson Barros (PSDB) e vários amigos discutindo o que deve fazer: recorrer ao TSE ou lançar a candidatura da filha, Kássia Arruda, de 21 anos, em seu lugar, também conhecida como Kássia do Moinho.

A moça é estudante de arquitetura e presidente o diretório do PHS na cidade de Carpina. A decisão deve sair ainda hoje.

Carlinhos foi prefeito de Lagoa de Itaenga duas vezes e após a conclusão do segundo mandato elegeu o genro, Jackson Barros (PTB), para sucedê-lo. O nome dele já constava da lista de ficha suja do TCE, Tribunal de Contas do Estado, divulgada recentemente.

Com atuação na política de Carpina e Lagoa de Itaenga, Moinho era aliado do senador Sérgio Guerra e começou a ser cooptado pelo deputado federal Sílvio Costa.

Em um restaurante do Recife, Costa chegou a gabar-se da coptação e chegou a dizer que Guerra não precisava mesmo do apoio de Carlos do Moinho porque não iria se reeleger. Guerra não gostou da provocação e prometeu tirar Sílvio Costa Filho da Secretaria de Turismo. Na semana seguinte, a deputada Terezinha Nunes detonou as denúncias que redundaram na queda do deputado estadual, que busfa a reeleição.

Moinho pertence ao grupo político de Sérgio Guerra, mas apóia abertamente Eduardo pra governador.

“Fui prefeito daqui quando Jarbas era governador e posso dizer que ele pouco fez em favor do nosso município. Eduardo, com um único convênio, liberou mais recursos para o município num ano (2010) do que Jarbas em oito”.

O ex-prefeito de Lagoa de Itaenga, Carlinhos do Moinho (PHS), já defendeu que o governador Eduardo Campos deverá ter naquele município, que fica a 17 km de Carpina, mais de 70% dos votos válidos.

Pelas suas previsões, terá entre 35 e 40 mil votos, metade dos quais em apenas duas cidades: Lagoa de Itaenga (sede da Usina Petribu) e Carpina (onde disputou a prefeitura em 2008 e ficou em 2º lugar).

No dia 29 de julho a batata dele já estava assando, Moinho já havia sido condenado pela prática de propaganda eleitoral antecipada.

A decisão monocrática, que julgou procedente a representação proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE-PE), foi do desembargador eleitoral Raimundo Nonato Braid, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

De acordo com a representação, Carlinhos do Moinho afixou adesivos em diversos automóveis no município de Carpina, antes do antes do período permitido para veiculação de propaganda eleitoral (a partir do dia 6 de julho do ano da eleição, conforme estabelece a Lei n.º 9.504/97).

O material trazia nome e foto do então pré-candidato e os dizeres “nesse eu acredito”.

Ele também utilizou carros de som, no dia 23 de março de 2010, para divulgar sua candidatura.

O candidato, que havia descumprido determinação judicial de retirada das peças publicitárias, foi multado em 7.500 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário