DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Vox Populi dá 61% para Eduardo e 25% para Jarbas

O governador-candidato Eduardo Campos (PSB) se manteve sereno diante do resultado da pesquisa Vox Populi para o governo de Pernambuco, divulgada na noite de ontem (24), na TV Bandeirantes. De acordo com o levantamento, Eduardo tem 61% das intenções de voto no Estado, enquanto seu principal adversário, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) tem 25%.

"(As pesquisas) são uma fotografia. Vamos seguir trabalhando normalmente. Com muita garra, com muita determinação, até o dia da pesquisa final, que vai ser no dia 3 de outubro", disse Eduardo neste domingo (25), após inauguração do comitê do candidato a deputado federal ex-prefeito João Paulo.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 800 pessoas em todo o Estado, de 17 a 20 de julho, 4% dos entrevistados votaram em branco ou nulo e 9% não opinaram. A margem de erro é de 1,8%.

A mesma pesquisa avaliou o desempenho dos presidenciáveis em Pernambuco. A ex-ministra Dilma Rousseff (PT) teve 60% das intenções de voto dos pernambucanos. Já o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) ficou com 24%. A senadora Marina Silva (PV) teve 5% das intenções de voto.

"(Os números) são muito positivos. Primeiro resultado do trabalho que o presidente Lula vem realizando aqui em Pernambuco, que dá a ele uma aprovação de mais de 90% no nosso EStado. Segundo, também pelo trabalho que Eduardo vem fazendo que é bem aprovado", acredita o candiato ao Senado Humberto Costa (PT), que também trabalha na campanha de Dilma.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Supeiror Eleitoral (TSE) sob o número 19.925/2010. Nesta segunda-feira (26), deve sair a pesquisa Vox Populi para o Senado.

DATAFOLHA - Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada no sábado (24) pelo jornal Folha de S. Paulo, o governador Eduardo Campos seria reeleito no primeiro turno do pleito estadual. O candidato da situação aparece com 59% na primeira pesquisa Datafolha feita desde o início oficial da campanha. O segundo colocado é o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), com 28%. Foram entrevistados 967 eleitores em Pernambuco entre os dias 20 e 23. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na capital a diferença entre os concorrentes cai para 54% a 34%, respectivamente. A vantagem de Campos é maior no interior: 60% votariam no governador e 26% no peemedebista. Jarbas tem a maior rejeição (34%), e Campos, a menor (15%) entre os candidatos.

Dos outros cinco candidatos ao governo, apenas Sérgio Xavier (PV) tem 1%. Pretendem votar em branco ou nulo 4%, e 7% estão indecisos.

Os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) continuam tecnicamente empatados de acordo com a pesquisa Datafolha. O tucano aparece com 37% das intenções de voto, contra 36% de Dilma. Marina Silva (PV) tem 10%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) pontuou pela primeira vez nesta pesquisa, marcando 1%. Zé Maria (PSTU) também tem 1%. Outros quatro candidatos de partidos pequenos que concorrem a presidente foram incluídos no levantamento, mas não atingiram 1%.

O porcentual de eleitores indecisos ou que votam em branco ou nulo atingiu 4%, o mesmo da pesquisa anterior. Os indecisos são 10%, contra 9% do último levantamento.

Numa simulação de segundo turno, Dilma (46%) aparece numericamente à frente de Serra (45%), mas dentro da margem de erro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 eleitores de 379 municípios em todos os Estados, exceto Roraima.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº 19.890/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário