DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 27 de julho de 2010

Já era ruim, ficou pior, depois da pesquisa palanque de Jarbas passa por dificuldade


Nova adesão do PSDB a Eduardo surpreende Jarbas.

A principal notícia da campanha de reeleição do governador Eduardo Campos (PSB) desta segunda-feira foi a adesão do ex-prefeito de Gravatá (Agreste) Joaquim Neto à candidatura socialista. Joaquim é filiado ao PSDB e reforçou a debandada dos tucanos ao palanque governista. Atualmente, dos 17 prefeitos do PSDB em Pernambuco, 14 estão no palanque de Eduardo. Apenas os prefeitos Elias Gomes, de Jaboatão dos Guararapes, o Padre Marcos, de Ibimirim, e Ozano Brito, de Gravatá, continuam apoiando o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Joaquim ressaltou, porém, que mantém o compromisso de apoiar a candidatura de José Serra à Presidência da República.

Na realidade, não se sabe ainda ao certo a posição do prefeito de Gravatá, Ozano Brito (PSDB), aliado de Joaquim Neto. Eduardo recebeu, nesta segunda-feira, na sede estadual do PSB, Joaquim e o vice-prefeito do município, João Paulo (PDT). A primeira notícia foi que Ozano também tinha aderido à campanha eduardista. Depois, Joaquim explicou que ainda não tinha conversado com o prefeito, porque ele está hospitalizado, preparando-se para uma cirurgia nesta terça. Mas que o fará logo que possível.

No campo oposicionista, o deputado Pedro Eurico (PSDB) garantiu que Ozano permanece no palanque jarbista. “Ele estava na caminhada de (José) Serra há poucos dias”, justificou por telefone. Há menos de 15 dias, foi Ozano quem ciceroneou o presidenciável José Serra em sua última visita ao estado. Após caminhar no Centro de Caruaru, Serra foi à Gravatá, onde acompanhou um show do festival Virtuosi. Na ocasião, Ozano festejou bastante o candidato tucano.

O apoio de Joaquim Neto a Eduardo foi declarado um dia após o senador-candidato Jarbas Vasconcelos afirmar que o governador vem cooptando prefeitos do campo da oposição nos últimos 30 dias. A declaração foi feita durante visita do peemedebista ao município de Canhotinho, no Agreste. Questionado sobre o assunto, Eduardo mandou um recado: "Você deveria falar com os prefeitos (para saber porque eles estão aderindo)", disse.Em seguida, garantiu que irá fazer uma campanha respeitosa com os adversários. "Vou apresentar o que fiz, o que devo fazer e não vou, ao longo da campanha, fazer diálogo com a oposição", completou.

Nos bastidores, comenta-se que a adesão de Joaquim Neto foi motivada pelo lançamento da candidatura de Danilo Melo (PMDB) a deputado estadual do PMDB na região, com apoio do deputado federal Raul Henry (PMDB). Essa candidatura prejudicaria os interesses de Joaquim Neto, que também concorre a deputado estadual. Joaquim disse que tentou falar com Jarbas várias vezes desde a semana passada e não obteve sucesso.

Contra-ataque – A notícia da adesão de mais um tucano à candidatura de Eduardo provocou reação imediata do senador Jarbas Vasconcelos. “Nada me surpreende”, declarou. O candidato da oposição voltou a afirmar que o adversário está cooptando prefeitos da base oposicionista. “Cooptação é crime eleitoral e a justiça eleitoral e o Ministério Público devem investigar”, disse.

Pelo que Jarbas deu a entender, ele soube da mudança de palanque de Joaquim durante a caminhada na comunidade de Skylab, na Zona Norte do Recife. Jarbas disse que irá se reunir com o coordenador jurídico da campanha, Lêucio Lemos, para discutir que medidas pode tomar contra Eduardo na justiça eleitoral. O senador peemedebista já criticou anteriormente o uso da máquina pública na campanha socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário