DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 20 de julho de 2010

PESQUISA PARA GOVERNADOR E SENADOR



Liderança de Maciel e Humberto


A pesquisa Exatta também ouviu os eleitores pernambucanos a respeito da intenção de voto para o Senado Federal. Em 2010, estão em disputas duas vagas para a Casa. Os dois nomes que lideram a sondagem, Marco Maciel (DEM) e Humberto Costa (PT), aparecem empatados com 42%. Quadro semelhante ao apresentado na pesquisa do mês passado, quando os mesmos dois candidatos apareciam empatados tecnicamente. Na ocasião, Maciel registrava 45% e Humberto 44%.

Se a eleição fosse hoje, Humberto Costa (candidato governista) e Marco Maciel (representante da oposição) estariam eleitos com relativa facilidade. Isso porque, o terceiro colocado vem bem atrás. Armando Monteiro (PTB), companheiro de chapa de Humberto, aparece com 22%. De qualquer forma, Armando foi quem apresentou melhor desempenho na pesquisa. Há um mês, ele aparecia na mesma terceira colocação, só que com quatro pontos percentuais a menos.

Quem continuou estável foi Raul Jungmann (PPS), oficializado como candidato da chapa oposicionista ao lado de Marco Maciel. Jungmann continua com os mesmos 11% da sondagem anterior, mantendo-se na quarta colocação. Também estão concorrendo ao Senado e apareceram no questionário os candidatos Hélio Cabral (PSTU), Simone Fontana (PSTU), Renê Patriota (PV), Jerônimo Ribeiro (PSOL), Lairson Lucena (PRTB) e Délio Mendes (PCB). Os seis juntos, porém, não somaram mais que 5%.

Outro fato significativo mostrado na consulta feita aos eleitores para a disputa do Senado é que, há pouco mais de três meses para as eleições, 46% dos entrevistados não apontaram nenhum candidato. Destes, 16% dizem que não votarão em ninguém e os outros trinta não opinaram ou não sabem.

Cruzando as intenções de votos dos principais candidatos com as regiões do estado, fica claro que Humberto Costa é o nome com mais peso urbano. No Recife, o petista apresenta seu melhor desempenho, com 51% da preferência do eleitor. É onde ele aparece com a maior vantagem em relação a Marco Maciel: oito pontos percentuais. Quem também apresenta perfil urbano, segundo a pesquisa, é Raul Jungman. Com 23%, o Recife é claramente a região onde ele se sai melhor. Já Maciel tem desempenho destacado no Agreste, com nove pontos de vantagem sobre Humberto.

Considerando-se que o eleitor votará em dois candidatos, a pesquisa Exatta procurou saber também em quem o entrevistado votaria como primeira e segunda opção. Na primeira opção (aquela em que o entrevistado escolhe seu primeiro senador) o resultado foi: Maciel, 30%; Humberto, 24%; Armando, 11% e Jungmann, 4%. Na segunda opção (a escolha do segundo senador) houve uma inversão: Humberto vem em primeiro lugar, com 26% das intenções de votos; Maciel tem 18%; Armando fica com 16% e Jungmann vai a 10%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário