DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ficha Limpa - Beneficiados festejam até com carreata

Ato será para João e Janete Capiberibe; Jader fala em ‘justiça ao povo do Pará’

Enquanto alguns arrumavam gavetas e não escondiam a decepção com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os beneficiados pela decisão da Corte comemoraram logo após o julgamento que anulou a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010.

Jader Barbalho divulgou nota dizendo que a decisão faz justiça ao povo do Pará. Ele deverá assumir mandato no Senado. O casal João Capiberibe (PSB-AP) e Janete Capiberibe (PSB-AP) escolheu um bar em Brasília para festejar, ao lado de colegas do partido. Os dois serão recebidos em Macapá em carreata e participarão de ato público.

João Capiberibe obteve 130,4 mil votos em 2010 e teria direito à segunda vaga como senador, se não tivesse tido seu registro eleitoral cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob acusação de compra de votos nas eleições de 2002. Com o resultado, deve assumir a vaga atualmente ocupada por Gilvan Borges (PMDB-AP).

Janete, deputada federal mais votada em seu estado, com 28 mil votos, também teve o registro cassado pelo TSE pelas mesmas acusações. Ontem, comemorou o resultado. Assim que seu caso for apreciado pelo STF, ela deverá assumir no lugar da Professora Marcivânia (PT-AP).

— Votei a favor do Ficha Limpa e defendo a moralidade da coisa pública. Fui cassada duas vezes em cima de uma fraude, de uma armação. Para nós, é importante tirar essa mácula da nossa imagem política — disse. — Não temo ser discriminada. O Congresso conhece minha militância.

No gabinete do senador Gilvam Borges (PMDB-AP) o clima era de frustração. Desolado com a decisão do STF, que o fará perder o mandato, Gilvam chegou a marcar uma reunião ontem para se despedir de seus funcionários, mas nem apareceu. O senador perderá a vaga para João Capiberibe (PSB), ex-governador do Amapá.

— Sou legalista. Decisão judicial se cumpre — foi a declaração lacônica de Gilvam, transmitida por sua assessoria.

O deputado João Pizzolatti (PP-SC), que teve o registro cassado pelo TSE por ter sido condenado este ano por improbidade administrativa, foi cumprimentado pelo amigo e ministro das Cidades, Mário Negromonte.

O ministro ligou assim que saiu o resultado no Supremo. Anteontem à noite, Pizzolatti, que obteve 133 mil votos, recebeu outros amigos em seu apartamento de Brasília e, segundo interlocutores, chorou. Ele deverá voltar à Câmara, no lugar de Odacir Zonta (PP-SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário