DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Samu em Pernambuco: fim a um dos grandes problemas da saúde pública


O líder do PT e do bloco de apoio ao governo Dilma Rousseff no Senado, Humberto Costa (PE), elogiou em discurso no Plenário a iniciativa do governador Eduardo Campos de elevar a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência a 100% dos municípios de Pernambuco até o final de 2012. “Essa é uma ação importante que pode dar fim a um dos grandes problemas da saúde pública no país: a lentidão no atendimento à população que precisa de socorro em casos de urgência”, disse.

“Hoje, temos 1.618 ambulâncias de suporte básico, que fazem atendimentos mais simples, e 450 ambulâncias de suporte avançado, verdadeiras UTIs, além de 159 centrais de regulação médica. Aproximadamente, 112 milhões de brasileiros e de brasileiras são cobertos pelo Samu”, apontou o senador. Ele ressaltou que o serviço é um dos mais bem avaliados pela população brasileira.

Durante o pronunciamento na tribuna, o parlamentar lembrou que o governo federal investiu R$ 1,7 bilhão desde que o programa foi lançado em 2003, quando Humberto Costa era ministro da Saúde, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O serviço está presente em todos os estados brasileiros, com cobertura em 1.627 municípios. A meta do governo é garantir a universalização do atendimento em todo o país até 2014.

Humberto comentou que o governo de Eduado Campos vai antecipar recursos para a compra de ambulâncias e centrais de regulação que mantêm comunicação com a unidade móvel para uma população de quase 9 milhões de habitantes. Atualmente, o Samu garante cobertura no estado a 59% da população, com 38 municípios atendidos.

A ideia do governo estadual é adquirir mais 123 ambulâncias de atendimento básico e 24 ambulâncias de atendimento avançado, consideradas UTIs móveis, elevando a frota de atendimento a 251 veículos. “Sinto-me extremamente gratificado por ver o governo de Pernambuco tomar essa decisão. Quando tive a felicidade de ser ministro da Saúde, implantamos o Samu, inicialmente em Recife, porque já havia em Porto Alegre e em Campinas e em poucos lugares”, lembrou. “Eu me sinto, modestamente, parte desse sucesso que o Samu representa”, discursou.

Segundo o líder do PT, o Nordeste é uma região onde o Samu tem presença importante. “Recentemente, tive a oportunidade de ter acesso a uma pesquisa, realizada pelo próprio governo federal, em que o programa social com maior grau de aprovação entre todos do Governo é exatamente o Samu”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário