DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pernambuco vai vigiar os passos dos presos de regime semi-aberto por meio de tornozeleiras eletrônicas


central_monitoramento_presos - foto_roberto_pereira-SEI

O governador Eduardo Campos madrugou nesta segunda-feira (07), pois às 7h da manhã, em companhia de vários assessores, inaugurou  o Centro de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos.

Este Centro fica localizado no bairro de Santo Amaro, no Recife, e vai abrigar 40 técnicos cuja função é acompanhar, por meio de tornozeleiras eletrônicas, os passos dos detentos que se encontram em regime semi-aberto.
Segundo o governo, a compra das tornozeleiras eletrônicas (que ficarão acopladas no tornozelo dos presos) para vigiar os detentos  que obtiveram progressão de pena é um passo adiante do programa “Pacto pela Vida”.
“Precisamos controlar melhor os presos que saem das cadeias. Se eles forem bem, têm a prova para a Justiça de que podem continuar a progredir sua pena. Se forem mal, vão presos novamente.
Vamos começar monitorando 1.000 presos, mas vamos ampliar para 2.200”, disse o governador.
Os dados do monitoramento são enviados via satélite para uma central localizada em São Paulo e repassados ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), em Pernambuco.
Os presos estão sendo cadastrados no sistema de monitoramento, onde existem Zonas de Inclusão que determinam o trajeto deles quando não estiverem na Unidade Prisional, assim como o local e horário de permanência.
O usuário da tornozeleira passa a ser considerado foragido em três situações: em caso de rompimento do lacre de segurança, de evasão da área de circulação permitida ou se não se apresentar à Unidade na data marcada.
Em caso do descumprimento do limite estabelecido ou tentativa de retirada da tornozeleira, o Ciods é informado imediatamente e encaminha uma viatura policial ao local para o recolhimento ao Sistema Penitenciário

Nenhum comentário:

Postar um comentário