DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 1 de novembro de 2011

“Lula deve se recuperar de forma plena”, diz senador e médico Humberto Costa


Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazia sua primeira sessão de quimioterapia, para tratar do câncer de laringe diagnosticado durante o final de semana, médicos de todo o Brasil se mobilizaram para prestar solidariedade ao presidente e reafirmar as grandes chances que ele tem de se curar da doença. Petista, médico e companheiro de longa data do ex-mandatário nacional, o senador Humberto Costa se mostra bastante confiante. “Do que entendo como médico, acredito que ele vai se recuperar de forma plena”, esclareceu o senador.
Em meio a realização de exames médicos de rotina, o senador Humberto Costa fez questão de afirmar que o apoio da população ajuda no tratamento de todos os pacientes que passam por este tipo de problema. “O equilíbrio psicológico é muito importante nesse processo. Diria até mesmo que é fundamental. Além disso, o ex-presidente Lula é uma pessoa otimista por natureza”, explica Humberto.
Na parte da manhã, os médicos que fazem parte da equipe deixaram muitos pernambucanos e admiradores do ex-presidente em todo o Brasil bastante preocupados ao divulgar que o tumor de Lula é de agressividade média. No entanto, para o senador Humberto Costa, mesmo sendo preocupante, o mais importante é que quando o estágio é inicial tanto o diagnóstico quanto o tratamento são realizados com grande chance de sucesso.
“Quando o tumor tem média agressividade ele pode desenvolver certo grau de rapidez e mais para frente se espalhar. Mas, pelo que tenho acompanhado, o problema do ex-presidente pode sim ser resolvido mediante a quimioterapia e sem necessidade de cirurgia. Acredito que ele vai se recuperar de forma plena e rápida”, disse confiante Humberto.
Um dos sintomas do câncer de laringe que acometeu Lula é a rouquidão. Além disso, os índices da doença são maiores em pessoas do sexo masculino que tem o hábito de beber e fumar. Para ficar curado, o ex-presidente Lula irá se submeter a sessões de quimioterapia e radioterapia, com previsão de durar até o próximo ano.

Fonte: PE 247.
Foto: Ministério de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário