DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Humberto Costa saúda programa Melhor em Casa


Líder do PT diz que atendimento médico domiciliar beneficia população carente e é exemplo de compromisso do governo Dilma Rousseff com a gestão do Sistema Único de Saúde 

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), elogiou o governo Dilma Rousseff pelo lançamento do programa Melhor em Casa, lançado pela manhã em cerimônia no Palácio do Planalto. O programa tem como objetivo dar assistência médica direta e gratuita às pessoas em suas próprias casas. Segundo o parlamentar, o programa tem o mérito de ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento previsto pelo governo até 2014 é de R$ 1 bilhão.
“Esse olhar para a questão social e o bem estar dos brasileiros é uma característica marcante de nosso governo. A presidenta Dilma Rousseff não tem poupado esforços para garantir que as pessoas estejam em primeiro lugar, sejam o sujeito principal e as maiores beneficiadas pelas políticas públicas”, discursou Humberto Costa, na tribuna do Senado. Ele ressaltou que a opção preferencial do governo Dilma tem sido pelo povo brasileiro. “Esse é o compromisso do nosso partido, o Partido dos Trabalhadores. Essa é a prática do nosso governo”, disse.
O programa Melhor em Casa vai dar assistência às pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos, e pacientes crônicos em situação estável que não estão em estado grave, como também àqueles pacientes em situação pós-cirúrgica. Todos terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares e vão receber os cuidados médicos próximos de seus familiares. “Um dos méritos do programa Melhor em Casa é reduzir as filas nos hospitais de emergência”, destacou o senador pernambucano. A assistência passa a ser feita na própria casa do paciente, com a autorização da família.
“A ideia do ministro Alexandre Padilha é que, até 2014, pelo menos mil equipes de atenção domiciliar estejam prestando atendimento nas residências dos brasileiros”, destacou Humberto Costa. Neste momento, 112 equipes começam a atuar imediatamente. “Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente. Outras 400 equipes de apoio às equipes médicas serão criadas pelo programa em três anos”.
O programa do Ministério da Saúde prevê atendimento domiciliar a ser feito, prioritariamente, por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Outros profissionais de saúde, como fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos ou farmacêuticos, também serão incorporados às equipes de apoio do Melhor em Casa.
De acordo com o líder do PT, estudos e experiências bem-sucedidas implementadas pelo país apontam uma economia de 60% a 80% dos recursos com a implantação desse tipo de programa de assistência médica domiciliar, com impactos diretos na desospitalização. “Este é o tipo de política pública do nosso governo. É olhar para aqueles que mais precisam, para aqueles que necessitam da ação positiva do Estado. Essa prática foi marcante nos primeiros oito anos do governo Lula e estão presentes no governo da presidenta Dilma”.
O programa será executado de forma articulada com as Redes de Atenção à Saúde (Saúde Mais Perto de Você e Saúde Toda Hora), já lançadas pelo governo federal para ampliar a assistência na atenção básica e em casos de urgência e emergência no SUS.
Na cerimônia de lançamento do Programa Melhor em Casa, a presidenta anunciou medidas para melhorar a gestão e o atendimento em 11 grandes hospitais do SUS, incluindo o Hospital da Restauração de Recife (PE). Pelo programa SOS Emergências, serão adotados procedimentos como o acolhimento e a classificação de risco dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário