DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

João Paulo será olhos do PT para o Nordeste



Caberá ao deputado federal João Paulo e ao colega cearense José Guimarães levantar a situação dos municípios do Nordeste para as eleições do próximo ano. O ex-prefeito do Recife recebeu a missão nesta sexta-feira (14), após sete horas da primeira reunião da Comissão de Acompanhamento das Eleições 2012, em São Paulo. Daqui a 40 dias o grupo se encontra novamente.

Na reunião de hoje, os petistas começaram a desenhar o mapa das possíveis disputas em 2012. Já foram identificadas dificuldades de natureza variada em capitais importantes como Fortaleza, Natal, Paraíba, Sergipe, Salvador e Teresina, além do Recife, é claro. "Cada situação é uma situação", resumiu João Paulo.

O ex-prefeito disse que a questão da capital pernambucana foi apresentada em linhas gerais. Ele admitiu ter relatado o interesse do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), em disputar a Prefeitura do Recife, mas afirma que não entrou em detalhes e tratou o assunto como "uma dificuldade momentânea". "Não houve uma atenção especial (à questão recifense). Não dei destaque a isso. Dei um informe a Pernambuco como um todo".

Na próxima semana, João Paulo vai ter uma reunião com Guimarães para traçar as linhas de trabalho para que, no final de novembro, apresentem um relatório mais detalhado das chances petistas no Nordeste.

De acordo com o deputado pernambucano, o grupo coordenado pelo presidente do PT, Rui Falcão e composto por Eloi Pietá, Paulo Frateschi, João Vaccari Neto, André Vargas, José Nobre Guimarães, Geraldo Magela , Jorge Coelho, Iole Ilíada, Carlos Árabe, Renato Simões, Maria Aparecida de Jesus e Paulo Ferreira saiu do encontro satisfeito.

Parte dessa satisfação é oriunda da boa avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e dá maior aceitação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva no Sudeste, em especial em São Paulo. João Paulo disse que a legenda acredita também estar bem avaliada, como um todo, no Brasil e, por isso, resolveu trabalhar o partido, como instituição, nas eleições municipais do próximo ano.

Veja a nota enviada pelo petista:
Comissão do PT toma resoluções para 2012

Os deputados federais João Paulo (PT/PE) e José Guimarães (PT/CE) serão os responsáveis pelo acompanhamento do processo eleitoral do Partido dos Trabalhadores em 2012 no Nordeste. Essa foi uma das deliberações da primeira reunião da Comissão de Acompanhamento das Eleições 2012, realizada hoje (14) na sede do Diretório Nacional da sigla, em São Paulo.

Os demais 11 membros da Comissão vão responder pelas outras regiões do país em que o partido disputará as eleições com candidatura própria ou compondo alianças. Outra medida firmada na reunião foi que o PT tentará manter as cidades que já governa e  ampliará a sua atuação onde for possível, de acordo com a política de alianças estabelecida. 

A Comissão também definiu hoje a realização de uma Conferência Nacional Eleitoral, prevista para março do próximo ano, que contará com a presença de possíveis candidatos aos cargos de prefeito e vereador pela sigla em todo país. Durante o encontro, coordenado pelo presidente do PT, Rui Falcão, foi apresentado o quadro nacional da situação do partido, focado nas dificuldades internas, composições de alianças e nos cenários mais favoráveis.

Segundo o deputado João Paulo, nessa reunião não houve definições sobre pesquisas quantitativas ou qualitativas. “O que acertamos foi a elaboração de um Documento Eleitoral, para orientar os diretórios sobre a legislação eleitoral e outros procedimentos internos do partido”, afirmou. O parlamentar informou ainda que segunda reunião da Comissão deverá ocorrer nos próximos 30 dias.

A Comissão Eleitoral 2012 do PT é formado por 13 membros da Direção Nacional: Rui Facão, Eloi Pietá, Paulo Frateschi, João Vaccari Neto, João Paulo, José Guimarães, Geraldo Magela , Jorge Coelho, Iole Ilíada, Carlos Árabe, Renato Simões, Maria Aparecida de Jesus e Paulo Ferreira.

Serra Talhada – Neste sábado (15), o deputado federal João Paulo viaja para a cidade de Serra Talhada, no Sertão, onde participa, com o senador Humberto Costa (PT), do ato de filiação do vice prefeito daquele município, Luciano Duque, ao Partido dos Trabalhadores. O vereador Múcio Magalhães também estará presente ao evento que acontecerá às 16h, na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). 

Um comentário:

  1. Quero saber como, se a amioria do PT de FN está nas mãos de Dr. Túlio e ele parece ser candidato
    como fica vocês?

    ResponderExcluir