DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Senador considera intocáveis as prerrogativas do CNJ

humberto_costa_foto_rinaldo_marques_alepe
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, defendeu em discurso, nesta terça-feira, a manutenção das prerrogativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estão sendo questionados pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no Supremo Tribuna Federal.
A AMB defende a tese de que irregularidades praticadas por juízes devem ser investigadas pelas Corregedorias dos Tribunais de Justiça e não pelo CNJ que é o órgão de controle externo do Poder Judiciário.
Textual do senador pernambucano: “O órgão de controle da magistratura saiu do papel e virou realidade para dar transparência ao trabalho do Judiciário brasileiro, reduzindo a impunidade, fiscalizando e corrigindo o trabalho dos juízes que se desviam de suas funções ou que não se pautam pela ética no exercício do dever”.
Adiante: “O CNJ realizou sindicâncias, inspeções e correições em situações de falta grave dos magistrados. E também tem sido responsável pelo combate ao nepotismo nos tribunais. Luta para que crimes cometidos por magistrados não sejam acobertados pelo corporativismo”.
Humberto Costa manifestou sua solidariedade à corregedora do CNJ, ministra Eliana Calmon, para quem existem muitos marginais que se escondem detrás da toga. A declaração da ministra ensejou uma resposta dura do presidente do STF, ministro Cézar Peluso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário