DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

48 horas de cultura no Recife


Nos dias 14, 15 e 16 de outubro acontecerá a Virada Multicultural - Conexão NE
JÚLIA VERAS
MARCO ZERO abrigará abertura do evento com uma grande ciranda comanda por Lia de Itamaracá e o músico Siba
MARCO ZERO abrigará abertura do evento com uma grande ciranda comanda por Lia de Itamaracá e o músico Siba
O prefeito João da Costa aconselhou aos recifenses que se preparem com vitaminas e energéticos. O recado foi dado na manhã de ontem, durante a apresentação da programação da Virada Multicultural - Conexão Nordeste, que acontece nos dias 14, 15 e 16. O evento começará às 18h da sexta-feira e vai até o domingo, com mais de 400 atrações gratuitas. Segundo Costa, a prefeitura pretende estabelecer o evento no calendário cultural da Cidade. “Queremos ampliar público consumidor de arte e bens culturais no Recife”. Depois do Recife, o evento se espalhará para as demais oito capitais da Região Nordeste.



Quanto à estrutura do evento, em relação a segurança, limpeza urbana e trânsito, o prefeito informou: “Estamos acostumados com eventos muito maiores, como o Carnaval. Portanto, organizar a Virada vai ser bem mais tranquilo, ainda mais porque boa parte dos eventos acontecerá em ambientes limitados, como o Parque Dona Lindu, o Sítio da Trindade, teatros e cinemas. Isso facilitará bastante o nosso trabalho”, pontuou.

A abertura da Virada, na sexta-feira, vai ser bem ao estilo da abertura do Carnaval. Um cortejo cultural sairá da rua da Moeda e praça do Arsenal, a partir das 18h, com agremiações e expressões culturais de todos os ciclos. No Marco Zero, tudo vai terminar - ou melhor, começar - em uma grande ciranda, comandada pela icônica Lia de Itamaracá e pelo músico Siba. Mais tarde, o Marco Zero recebe Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Josildo Sá; Clube do Samba - Encontro de Bambas, com Karynna Spineli, Gerlane Lops, Geraldo Maia, Belo Xis e Paulo Perdigão e Mariene de Castro, Orquestra Contemporânea de Olinda com Expedito Baracho e  Nação Zumbi cantando Da Lama ao Caos. Aqueles que têm energia de sobra e que acham que dormir é para os fracos, ainda podem encarar a festa Putz Sem Loção e ver o dia amanhecer no Bairro do Recife.

As atrações musicais estarão distribuídas em vários pontos da cidade. Além do Marco Zero, Arsenal, Pátio de São Pedro, Parque 13 de Maio e Dona Lindu receberão diversos artistas. Entre os destaques, a banda cubana Buena Vista Social Club, Alceu Valença, Fagner, Chico César, Maestro Spok e Gafieira de Bamba, Lucas Santanna, Paulinho Boca de Cantor, Karina Buhr, Cascabulho, N’Zambi, Nena Queiroga, Marrom Brasileiro e Irah Caldeira.

Dentro do calendário de atividades estarão mostras de artes plásticas, literatura, recitais, eventos de gastronomia nos mercados públicos da Encruzilhada, Madalena e Boa Vista. Destaque também para a Mostra Audiovisual Nordeste, que vai exibir 41h30 de filmes de curta, média e longa-metragem pernambucanos e nordestinos no Cinema Apolo, Cinema São Luiz, Parque 13 de Maio, no Sítio Trindade, no Museu Murillo La Greca, Biblioteca de Afogados, no Ibura e na Fundação Joaquim Nabuco. Entre as obras estará a animação “O Homem Dela”, do repórter da Folha de Pernambuco Luiz Joaquim. Para mais informações será possível entrar no site da Folha www.folhape. com.br, que está dispondo a programação completa do evento, ou no www. viradamulticultural.rec.br e ainda receber mais informações no twitter  - @virada_recife #viradamulticultural.
Saiba mais
No total serão 400 atrações gratuitas, sendo 62 de música, distribuídas entre o Marco Zero, Arsenal da Marinha, Pátio de São Pedro e rua da Moeda. Além dos shows, o público terá à disposição dez ações de literatura; 200 exibições de cinema; 83 eventos de artes cênicas, entre dança, teatro e circo; seis de artes visuais, desfiles de moda, além de ações de gastronomia dos mercados públicos da Encruzilhada, Boa Vista e Madalena. Toda a programação está espalhada por diversos equipamentos como os parques da Jaqueira e Dona Lindu, ruas e praças, nos cinemas São Luiz e Fundaj, teatros Arraial, Parque, Apolo, Hermilo e Santa Isabel e bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário