DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

'O PSB se alia com qualquer partido', declara Jorge Perez



Do Jornal do Commercio


Antecessor de Pedro Eugênio no comando do PT estadual, o sindicalista Jorge Perez é um dos que defendem o crescimento do partido pelo interior. Na sua visão, chegou a hora da legenda ganhar espaço fora dos grandes centros urbanos. Esse pensamento não o impede de ser crítico com o próprio PT, ao condenar o troca-troca partidário. Ele admite o acirramento existente na Frente Popular.

INTERIOR

"O PT começou a se enraizar no interior nos últimos dez anos. Em 2008, quase que dobramos o número de vereadores no Estado. E, não crescemos em número de prefeitos, mas o partido foi o segundo mais votado nas eleições. Aí podem dizer: "Ah, mas o PT tem a Prefeitura do Recife, isso explica a votação". Mas a votação do partido no Recife diminuiu em relação à eleição anterior e aumentou no interior e região metropolitana. Aumentou em Paulista, Jaboatão, e em muitos outros municípios. Embora não tenhamos conseguido eleger mais prefeitos, disputamos de verdade em muitos deles. E por que não conseguimos vencer? Alguns fatores explicam essa situação. Perdemos em 2006 a disputa pelo governo do Estado, com Humberto Costa, que tinha todas as condições de se eleger, mas perdeu, vítima de uma campanha muito ardilosa. E o PSB, que tinha perdido muito com a derrota de Arraes para Jarbas, em 1998, ganhou muito com a vitória de Eduardo."

CRESCIMENTO

"Esse é o momento para o PT crescer no interior. O PT sempre se sustentou muito nos movimentos sociais. E, a partir dos anos 2000, os dirigentes dos sindicatos rurais passaram a se afastar do PSB, com quem sempre foram muito ligados, e se aproximaram do PT. Além disso, conseguimos manter a Prefeitura do Recife e agora elegemos um senador. Nesse momento realmente dá para crescer o número de prefeituras no Estado."

PT X PSB

"A disputa entre PSB e PT se acirrou muito em 2006. E, apesar de serem partidos aliados, a tendência agora é esse acirramento dar um salto ainda maior nos próximos anos."

PARTIDOS

"O que tem me preocupado agora é esse troca-troca de partidos por parte dos candidatos. Você vê o que tem acontecido por aí... O PSD, por exemplo, é um escoamento da direita do DEM e agora tem cara de governista. Os partidos estão perdendo a identidade e o próprio PT tem que tomar cuidado com isso. Partidos importantes como o PSB se aliam com qualquer partido, como o PSDB. Isso traz prejuízo para a sociedade, prejuízo programático. O PT não é invulnerável e também está sofrendo com isso."

DOMICÍLIO

"Não tem nenhuma explicação o que está acontecendo (troca-troca de domicílio eleitoral). Pessoas sem nenhuma história com a cidade, como Aluísio Lessa (PSB), em Goiana, transfere o domicílio para lá para disputar a eleição. É preciso fazer alguma coisa. O PT também está sendo atingido por esse processo. O que está havendo é uma mudança por pura conveniência política. Não se tem mais identidade partidária, se misturou quase tudo."

UNIÃO

"Estamos num processo em que o PT conseguiu vitórias políticas importantes sem precisar de prévias. Foi assim na escolha de João da Costa para a prefeitura, que se deu sem prévias, apesar da disputa interna. A mesma coisa no Senado, ano passado, quando também não aconteceram prévias. Não é que não haja problemas, mas está mais unido. Aquela disputa fratricida entre João Paulo e Humberto Costa, por exemplo, não existe mais. O PT está mais unido que anos atrás."
Postado por Helder Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário