DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 26 de abril de 2011

O político, o líder e o cidadão José Mendonça

O ex-deputado José Mendonça, que será sepultado hoje em Belo Jardim, foi literalmente um ''homem verdadeiro'' como bem definiu Mendonça Filho. Era excessivamente transparente porque costumava dizer o que sentia e o que pensava, independente de conveniência política. Como cidadão, foi um chefe de família rigorosamente exemplar, desses que não abria mão do almoço aos domingos com os filhos, genros, noras e netos, numa confraternização semanal de fazer inveja a pais relapsos.

Como político, seguiu ao extremo o ensinamento de Paulo Guerra de que o homem público deve ter lado. Tanto foi assim que mesmo sendo uma das mais prósperas cidades do Agreste, Belo Jardim só tem (ou tinha até domingo) dois lados: o dele e o do ex-prefeito Cintra Galvão. Terceira força lá nunca se afirmou. E sua fidelidade ao seu lado era tamanha que poderia ter sido senador na chapa de Arraes em 1986, mas declinou. Arraes foi obrigado a fechar sua chapa com Antonio Farias.

Como amigo, foi dos mais dedicados que a política pernambucana já conheceu. Tinha um pensamento conservador, mas isso não o impediu de tornar-se amigo do ex-deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), do deputado Wôlney Queiroz (PDT-PE) e do próprio governador Eduardo Campos, que derrotou seu filho, Mendoncinha, em 2006, para citar apenas esse trio. E foi também o principal artífice da aliança PFL-PMDB que conduziu Jarbas Vasconcelos ao Palácio das Princesas em 1998-2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário