DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mata Norte e Moreno em festa



O interior do Estado e a Região Metropolitana do Recife estarão fervilhando de cultura neste fim de ano. De 19 de novembro até 4 de dezembro, o Festival Canavial 2010 promete agitar cinco cidades da Zona da Mata Norte.
Tracunhaém, Aliança, Condado, Vicência e Nazaré da Mata receberão apresentações de caboclinhos, maracatus, encontros de sanfoneiros e shows de artistas como Silvério Pessoa e Coco Raízes de Arcoverde, além de oficinas e seminários que refletem a riqueza cultural de Pernambuco.

Em cada cidade, um tema diferente será debatido. Tracunhaém é a primeira parada, dia 19, com o seminário A ciranda na Zona da Mata Norte de Pernambuco, no auditório da Secretaria do Trabalho e Ação Social, às 9h. A programação segue com o debate Produção cultural na Zona da Mata Norte, no mesmo local, às 14h.

Na segunda etapa do festival, em Vicência, o tema será a cultura negra, com o 2º Encontro de Jurema, no dia 20, a partir das 9h, no ponto de cultura Engenho Poço Comprido. A cidade ainda recebe, entre os dias 22 e 25, oficina de caboclinho.

Nazaré da Mata sediará, a partir do dia 29, oficina de maracatu rural. Já no dia 1º de dezembro, ocorrerá a 2ª Conferência do Movimento Canavial.

Finalizando, a Celebração do Canavial, dia 4 de dezembro, em Aliança, reunirá todos os participantes. Durante todo o evento, um ônibus-biblioteca com acervo de cerca de 2 mil livros, batizado de Caminhos do Canavial, percorrerá as cidades.

SÍTIO

O distrito de Bonança, em Moreno, receberá o festival Sítio das Artes, que acontecerá de 19 a 25 de novembro, no sítio do Corredor. A programação é bem variada e inclui música, teatro, circo, dança, oficinas e palestras, além de caminhadas ecológicas e feira de artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário