DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Comprovante do CPF pela internet


Muita gente desconhece, mas quem tiver o documento de CPF extraviado e não tiver outro meio para provar a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas pode imprimir pela internet um comprovante de inscrição, no site da Receita Federal (www.receita.fa zen da.gov.br).
Para fazer a impressão pelo computador é preciso criar um código de acesso, com validade de dois anos. Desde o último mês de setembro o CPF tem novas regras em vigor, incluindo a expedição da segunda via do documento.


A autenticidade do comprovante de inscrição pode ser verificada por qualquer interessado, como comércio e instituições de crédito, no endereço eletrônico da Receita. A impressão deste comprovante pode ser feita quantas vezes forem necessárias, ficando disponível ao cidadão sempre que ele solicitar o serviço via internet, sem custo.


Interessados em conhecer mais detalhes sobre as mudanças devem consultar a Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº 1042. É importante lembrar que o cartão antigo do CPF emitido em conformidade com a legislação anterior continua válido como antes.

Além disso, qualquer documento oficial que contenha o número do CPF substitui o próprio cartão CPF, dentre os quais a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário