DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Em nota, MEC diz que não cancelará Enem





Após a confirmação do vazamento do tema da redação do Enem, o Ministério da Educação emitiu nota oficial na madrugada de hoje (24), informando que não cancelará o exame deste ano. O argumento é que a prova em si não foi comprometida, somente o texto motivador da redação. O estudante envolvido na fraude será eliminado.

A Polícia Federal informou nesta terça-feira (23) que houve vazamento do tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no dia 7 de novembro. Após investigações em Juazeiro (BA), a PF concluiu que uma professora de Remanso (BA), que aplicou a prova no Colégio Ruy Barbosa, na mesma cidade, teve acesso ao texto que baseou a prova de redação. Ela abriu um caderno de questões destinado a deficientes visuais duas horas antes do início das provas.

Com as informações, a professora entrou em contato com o marido, que pesquisou sobre o tema e ligou para o filho em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O garoto, por sua vez, questionou os professores de sua escola sobre como deveria abordar o assunto.

Confira a nota oficial:

“Segundo informações da Polícia Federal, o caso apurado em Juazeiro, no estado na Bahia, está circunscrito a um estudante e o procedimento administrativo padrão é a eliminação do candidato no exame.

O Inep informa que o sigilo do tema da redação foi mantido, uma vez que a professora indiciada pela PF repassou o título de um dos textos motivadores - "O Que é o Trabalho Escravo". O tema da prova era "O Trabalho na Construção da Dignidade Humana".

Isso não ocorreu por acaso. A elaboração do tema da redação é feita de tal forma que um simples olhar sobre o caderno de questões não é suficiente para identificá-lo, É preciso uma leitura atenta e acurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário