DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os detalhes da reta final da campanha

Cristiane Jungblut e Geralda Doca, O Globo

Nesta semana final da disputa eleitoral, o comando das campanhas da candidata do PT, Dilma Rousseff, e do PSDB, José Serra, prepararam superagendas e lutam contra um inimigo comum: a abstenção do eleitor no dia da votação.

A preocupação do comando do PT é com a abstenção na Região Nordeste - onde Dilma lidera disparada as pesquisas de intenção de voto. Já o comando da campanha de Serra quer evitar que o eleitor deixe de votar, sobretudo, em São Paulo.

Os dois candidatos se enfrentam nesta segunda-feira em debate na Rede Record, e, na sexta-feira, na Rede Globo.

Uma das principais estratégias da campanha de Dilma é tentar minimizar o impacto das denúncias publicadas pela revista "Veja" .

Segundo a publicação, diálogo gravado em janeiro deste ano, no gabinete do então secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., e Pedro Abramovay (que sucedeu a Tuma Jr. no cargo), revela pressões que Abramovay teria sofrido, por parte de Dilma e do chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, para elaborar dossiês contra tucanos. Dilma e Carvalho negam as denúncias.

Dirigentes da campanha e integrantes do governo Lula dizem que a matéria seria fruto de uma vingança de Tuma Jr., que deixou o cargo depois de investigações sobre seu envolvimento com a máfia chinesa em São Paulo.

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, minimizou as denúncias.

- A capa da revista é mais bombástica do que a reportagem - disse Dutra.

Tuma Júnior não quis dar entrevista, mas afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa e de parentes, que não dispõe das gravações citadas pela reportagem. Tuma estaria no interior de São Paulo com a família.

Para criar novos fatos, o PT preparou uma maratona de eventos para Dilma. Nesta segunda-feira, antes de participar do debate da Rede Record, a candidata deve lançar seu programa de governo com 13 pontos, sem temas polêmicos, como o aborto.

Nesta terça-feira, Dilma fará comícios no Nordeste. Já o presidente Lula terá uma agenda separada de viagens pelo país.

O programa de governo terá 13 compromissos genéricos. Os pontos falam de fim da miséria, geração de empregos, educação e saúde. Segundo o coordenador da redação do programa, Marco Aurélio Garcia, temas como o aborto nunca estiveram na proposta original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário