DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lula diz que “bebeu menos” para poder inaugurar o pré-sal

A três dias das eleições, presidente vence o medo de voar para festejar início da exploração no campo de Tupi - na verdade, a fase de testes da jazida

Rafael Lemos, do Rio de Janeiro
Sérgio Cabral e Lula

O presidente Lula 'carimba' com as mãos sujas de óleo o macacão do governador do Rio, Sérgio Cabral, no Campo de Tupi (Carlos Magno/Divulgação)

“Eu fico muito feliz porque todas as vezes que eu venho aqui na Petrobras eles fazem uma luvinha para mim. Aprenderam a cortar o dedinho. Antes, o dedo ficava pendurado aqui e eu ficava mexendo nele. Então, teve alguém que, de forma muit gentil, resolveu cortar o dedinho da luva e costurar”, brincou Lula

Em seu discurso na visita ao navio plataforma Cidade de Angra dos Reis, para o início da produção de petróleo na camada pré-sal do Campo de Tupi, na Bacia de Santos, o presidente Lula fez uma revelação: “Ontem fiz aniversário, bebi menos do que devia porque eu precisava estar inteiro para fazer esta viagem até aqui hoje. Eu jamais deixaria o meu mandato sem colocar os pés em Tupi para ver esta coisa que eu acho que é a consagração dos nossos filhos”, disse Lula, depois de confessar que tem medo de voar em alto mar de helicóptero.

Ao lado do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e do governador do Rio, Sérgio Cabral, o presidente afirmou que a Petrobras “é a afirmação de uma nação”, “a prova mais contundente de que o brasileiro é capaz, que o brasileiro é inteligente, de que o brasileiro não é de segunda classe”.

O que Lula inaugurou, a três dias do segundo turno das eleições presidenciais, foi na verdade o início de uma fase experimental da exploração. A fase de testes só deve terminar em dezembro, quando deve ser emitida a “Declaração de Comercialidade” da jazida – termo que autoriza a empresa a vender o produto da camada pré-sal.

Nesta fase, segundo informou a Petrobras, a expectativa é de que a produção seja de 15 mil barris/dia de óleo leve – de alto valor comercial – do poço RJS-660. No ano que vem, esse volume deve chegar a 75 mil barris/dia e, em 2012, atingir a capacidade plena, que é estimada em 100 mil barris/dia.

Luva de quatro dedos para o presidente – Descontraído, o presidente começou o discurso agradecendo a dedicação dos petroleiros. “Eu fico muito feliz porque todas as vezes que eu venho aqui na Petrobras eles fazem uma luvinha para mim. Aprenderam a cortar o dedinho. Antes, o dedo ficava pendurado aqui e eu ficava mexendo nele. Então, teve alguém que, de forma muit gentil, resolveu cortar o dedinho da luva e costurar”, brincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário