DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Radialista acusa prefeito de Carpina de agressão

Mais um radialista acusa o prefeito de Carpina, Manoel Botafogo (PSDB), de ameaças e agressões. André Luiz Moura Miranda, de 48 anos, locutor da rádio comunitária Alternativa FM, afirma que o tucano, que apoia o governador Eduardo Campos (PSB), o agrediu com cotoveladas e empurrões durante um protesto na BR-408, em Bairro Novo, Jardim Neópolis, no último dia 22. Segundo o comunicador, o prefeito se recusou a dar entrevista à rádio que chama de "casa de farinha". André também acusa o segurança de Botafogo, Marcone Faustino de Oliveira, e o chefe da guarda municipal, Marcelo José da Silva.

Em 2008, o prefeito de Carpina, município pernambucano da Mata Norte, foi acusado de tentativa de homicídio pelo radialista Dênis Araújo, da Rádio 106-FM. De acordo com o comunicador, ele tentou lhe golpear pelas costas, com uma foice, durante uma manifestação de sem-teto em frente à prefeitura. Em julho de 2005, o radialista e vereador José Cândido Amorim, o Jota Cândido, foi assassinado com cerca de 20 tiros. Ele foi morto quando chegava à Rádio Alternativa, onde trabalhava. Em 22 de maio do mesmo ano, ele havia denunciado um atentado e chegou a responsabilizar pessoas ligadas à Prefeitura de Carpina.

André Luiz, que trabalha na mesma rádio onde Jota Cândido atuava, diz que está com medo. "Quem não reza a cartilha do prefeito, corre o risco de ser assassinado", denuncia o radialista que é casado e tem quatro filhas. O locutor da Rádio Alternativa revelou que no sábado (23), um dia após o incidente com o prefeito, ligou para o governador Eduardo Campos. "Não esperava que atendesse, mas ele atendeu. O governador me disse que iria investigar e me incentivou a prestar queixa na delegacia", afirmou André. De fato, o radialista só registrou Boletim de Ocorrência (BO) no sábado. André também disse que recebeu ligação do diretor geral de Operações da Polícia Civil, Osvaldo Morais. O governador confirmou a ligação e disse que repassou o assunto para o secretário Wilson Damázio, da Secretaria de Defesa Social, e Diretoria da Polícia Civil.

Ao ligar para André, Osvaldo Morais explicou que não é papel da polícia investigar Botafogo, que por ser prefeito possui foro privilegiado. "A ocorrência será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco. A delegacia do município irá apurar as denúncias contra o segurança e chefe da guarda municipal. Intervi apenas no sentido de orientá-lo, garantindo que tudo será apurado. Vamos dar toda assistência para que ele possa exercer sua profissão", afirmou o diretor.

O delegado de Carpina, Marcos Roberto, que está à frente do caso, confirmou que o radialista prestou queixa contra Marcone Faustino de Oliveira e Marcelo José da Silva no último sábado. No entanto, André Luiz se recusou a fazer exame de corpo de delito por não apresentar hematomas ou escoriações. "Neste caso, abrimos apenas um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por ameaça e lesão corporal leve". Nesta quarta-feira (27), o segurança Marcone e o chefe da guarda municipal, José da Silva, também prestaram queixa na delegacia contra o radialista André por difamação. "Eles disseram que o comunicador, durante o protesto, insistiu em entrevistar o prefeito, que se recusou em falar. Quando eles o afastaram, o radialista teria os chamado de baba ovo", afirmou o delegado.

Sobre a segurança do locutor da Alternativa FM, Marcos Roberto afirmou que este pedido deve ser feito diretamente à Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. "Jota Cândido também pediu segurança e não adiantou nada. Quando eles querem matar, matam. Continuo trabalhando na rádio, mas temo pela minha vida", desabafou André.

O prefeito Manoel Botafogo foi procurado pela reportagem mas até a publicação da matéria não havia se pronunciado.

O CASO JOTA CÂNDIDO - Cinco anos após a morte do vereador Jota Cândido, os militares Edilson Soares Rodrigues, Tairone César da Silva Pereira e André Luiz de Carvalho, além do motorista Jorge José da Silva, acusados de matar o radialista, ainda não foram julgados. A promotora de Carpina, Rosângela Furtado, afirmou que está pedindo o desaforamento do caso para outra cidade, provavelmente Recife. Ela alega pressão sofrida pelos jurados, na maioria funcionários públicos. Os quatro acusados chegaram a ser presos, mas foram soltos a pedido do Supremo Tribunal de Justiça.

A promotora revelou que, paralelamente, outras pessoas estão sendo investigadas. Os quatro homens seriam apenas os executores do crime e não os mandantes. "Eles receberam dinheiro para matar o radialista. Este foi um crime de encomenda, mas não posso antecipar detalhes pela gravidade do caso", disse Rosângela.

Jota Cândido foi morto em frente à Rádio Alternativa FM de Carpina onde apresentava, há 19 anos, o programa O Povo quer Saber. Jota denunciava o nepotismo na prefeitura, problemas administrativos e casos policiais. Ele apresentou um projeto proibindo a contratação de parente em até 3º grau pelos Executivo e Legislativo. O projeto foi vetado por Manoel Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário