DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Nordeste garante dianteira a Dilma no levantamento do Datafolha

A pesquisa Datafolha, divulgada ontem, e que indicou Dilma Rousseff (PT) com 54% dos votos válidos contra 46% de José Serra (PSDB), mostra que o Nordeste está fazendo a diferença na sucessão presidencial. A grande vantagem de Dilma na região é o que garante a dianteira à petista na disputa do segundo turno.
Dilma tem 62% de intenções de voto no Nordeste. É o dobro dos 31% obtidos por Serra na região – na qual se concentra o maior número de beneficiários do Bolsa Família e onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem suas maiores taxas de aprovação.
Em todas as outras regiões, Serra está um pouco à frente e, às vezes, empatado com Dilma na margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Há empate técnico no Sudeste, onde o tucano tem 44% contra 41% da petista. O mesmo ocorre nas regiões Norte e Centro-Oeste combinadas, com Serra registrando 46% contra 44% de Dilma. A única dianteira fora da margem de erro do tucano é no Sul, onde ele obtém 48% contra 43% da petista.
Nessa região, aliados de Serra venceram as eleições para governador em dois dos três estados – no Paraná e em Santa Catarina, com Beto Richa (PSDB) e Raimundo Colombo (DEM). No Rio Grande do Sul, ganhou Tarso Genro (PT), que apoia Dilma.
O Datafolha, porém, não mostra os números por estado. No Sudeste, por exemplo, ainda não foi possível saber como está a situação dos dois candidatos em cada um dos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minais Gerais e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário