DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

domingo, 17 de outubro de 2010

Cem anos sem tirar a seca do sertão

Criado para levar água ao sertanejo e melhorar suas condições de vida, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) completou cem anos com o orçamento turbinado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas estrutura raquítica para executá-lo e frear irregularidades.

Auditoria recém-concluída pela Controladoria Geral da União (CGU) sobre as atividades de 2009 - ano do centenário - revela que obras e até serviços de bufê têm sido superfaturados.

Quando saem do papel, açudes para matar a sede do nordestino são cavados onde não mora ninguém. Locais tão despovoados quanto o próprio Dnocs, cuja maioria do pessoal debandou nos últimos anos sem que houvesse reposição. Quem ainda não foi embora estará apto a se aposentar em oito anos.

No Ceará, a segunda etapa do projeto de irrigação de Tabuleiro de Russas, obra estratégica para impulsionar a fruticultura e garantir emprego à população, esbarra em suspeitas de superfaturamento de R$ 5,9 milhões na compra de tubulações de ferro fundido.

Em razão das irregularidades, a conclusão da obra, orçada em R$ 100 milhões, patina há oito anos, e só agora, após uma longa batalha entre o Dnocs, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a CGU, o orçamento do projeto está sendo reavaliado.

Os órgãos de controle poderão exigir o cancelamento do contrato, o que retardaria mais ainda a chegada da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário