DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Turismo ganha rota do artesanato no interior do Estado

Interiorizar o turismo de Pernambuco é uma das preocupações da Secretaria de Turismo/Empetur, traduzida no projeto Rota 232, que visa apresentar ao turista os atrativos de umas das principais vias do nosso interior. A primeira ação do projeto rendeu o Guia Sabores Rota 232, realizado pela equipe do caderno Sabores, da Folha de Pernambuco, e lançado em junho. O trabalho trouxe um roteiro diverso da gastronomia que pode ser encontrada pelos turistas que cruzam a BR 232. Para esse mês, a parceria da Folha com a Secretaria de Turismo/Empetur prepara o lançamento do Guia Artesanato Rota 232.

O trabalho visa mapear a produção de artesanato de algumas cidades que formam o mapa da BR 232. Um pequeno recorte que mostra a diversidade da produção artesanal de Pernambuco nas três regiões cortadas ela estrada: Zona da Mata, Agreste e Sertão. Entre as expressões que estarão presentes no Guia estão os mamulengos de Glória do Goitá, as máscaras do papangu de Bezerros, o artesanato figurativo de Caruaru e a produção em couro de Salgueiro. Ao todo, o livreto mostrará o trabalho de onze cidades e 42 estabelecimentos, entre ateliês, lojas e centros culturais.

O Guia Artesanato Rota 232 contará também com uma seção dedicada aos mestres-artesãos, reconhecidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), das cidades visitadas pela reportagem da Folha. José Lopes (Glória do Goitá), J. Borges (Bezerros), Lula Vassoureiro (Bezerros), Severino Vitalino (Caruaru), Seu Elias (Caruaru), Marliete Rodrigues (Caruaru), Luiz Antônio (Caruaru), Manuel Eudócio (Caruaru) e Cida Lima (Belo Jardim) terão sua vida e obra reveladas em pequenos perfis. O Guia Artesanato Rota 232 será encartado na edição da Folha de Pernambuco do próximo dia 28.

Um comentário: