DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Entrevista concedida á rádio FM Feira Nova

Crise na saúde de Feira Nova, a crise já bateu na porta da saúde.

· Valter Cruz – Faltando médico no hospital Josefa Eusébia da Rocha em Feira Nova, o que nós presenciamos ontem de mães voltando para casa, por que não tinha médico para atender os filhos não é brincadeira.

· Uma das pessoas que está sofrendo com a crise da saúde no município, é o usuário do SUS, o profissional da saúde Albert Almeida.

ð Albert Almeida – Bom dia aos ouvintes, nós estamos aqui esta manhã para expressarmos toda revolta, e também preocupado com o que aconteceu com meu filho ontem e com muitos pais e muitas mães que estão procurando nosso hospital e infelizmente Valter, não estão encontrando assistência.

· FM Feira Nova – O seu filho teve um problema de saúde, foi sério?

ð Albert Almeida – Eu sou Albert Almeida, sou enfermeiro, estou trabalhando na secretaria de saúde de Agrestina perto de Caruaru. O meu filho, minha esposa ligou para mim desesperada, pois meu filho tinha chegado da escola e estava com fortes dores na cabeça, com febre e dores no corpo, e eu disse filha à primeira coisa a fazer é levar no hospital que é o local de referência. Chegando ao hospital, ela teve a dura realidade, disseram a ela que desde ontem estavam sem médico, quer dizer não tinha médico terça e quarta, é as auxiliares que quero agradecer, a todos que atenderam minha esposa muito bem, mais estão revoltadas, estão desanimadas, estão se sentindo desprestigiada. Mesmo assim com compromisso com a profissão, elas não estão tendo médico nem previsão de médico. Disseram a ela que a melhor coisa que a Sr. Faz é levar seu filho para Limoeiro (agradecer a Moreira que disponibilizou seu veículo para levar meu filho a Limoeiro), foi encaminhado à médica Dr. Fátima, e ela o encaminhou ao Hospital Correia Picanço, pois estava sentindo dores na nuca, cabeça, febre e vômito, e a médica achou por bem fazer uma bateria de exames mais detalhada, mais graças a DEUS não foi confirmada nada, pois suspeitava de que fosse menigite.

· FM Feira Nova – Chegou uma informação na rádio que tinha um médico, que atendia aqui no Hospital, e que não era médico?

ð Albert Almeida – Se não me engano, não sei com precisão, se era Peruano ou Boliviano, nem o nome dele me lembro agora, ele era um rapaz moreno, de cabelo caracolado, ele foi preso agora pouco na cidade de Cachoeirinha por exercício ilegal da profissão, a nossa saúde esta com um problema muito sério, como pode contratar uma pessoa sem apresentar nenhum documento, até minha esposa já foi atendido por ele, outras pessoas foram atendidas também, o que mais me revolta é que recentemente a mãe de minha sogra (D. Santa), precisou de um atendimento de urgência, e o CUMULO, um lençol para forrar a cama não tinha!

· FM Feira Nova – Não tem lençol ou as atendentes dizem que não tem? Existem estas duas hipóteses.

ð Albert Almeida – Infelizmente já presenciei este fato várias vezes, uma familiar de uma amiga nossa, tia de nossa amiga Leo, precisou de atendimento médico e não tinha lençol, isso eu vi por diversas vezes a falta de lençol. Mais não dá para agüentar mais, não temos médico na terça, na quarta...

· FM Feira Nova – E fim de semana?

ð Albert Almeida – É um CAOS, se perguntar o médico do fim semana ninguém sabe, pois um dia é outro dia já é outro. Ficam ligando para ver se alguém vem tirar os plantões, a falta de preparo, organização, comprometimento com o povo de Feira Nova esta doendo, eu como cidadão feiranovense, como pai, como profissional da área de saúde. Eu não estou vendo isso em lugar nenhum, se falava muito do atendimento do Hospital Regional de Limoeiro, eu quero que as pessoas vão lá para ver se é mal atendido. Em Feira Nova cada dia que passa o profissional que conheço, que são profissionais de alta qualidade. Diga-se de passagem, alta qualidade, eles estão pressionados, estão desmotivados, que chegam a ficar triste, ontem eu presencie uma cena quando chequei do Recife, uma cena alarmante e preocupante, como pode um profissional em pleno atendimento, uma discussão tremenda, um funcionário discutindo com a secretaria de Saúde por telefone, era tão alarmante , tão alto que dava para ouvir o que estavam conversando. Vejam a que nível está nossa saúde em Feira Nova, pessoas sendo pressionados a todo tempo, imagine uma pessoa após uma ligação dessa, vai atender meu filho, sua mãe, a mãe dos ouvintes. Eu acredito que nos últimos dias a população tem visto o que eu estou dizendo e não estou acrescentando, não estou aumentando, nem estou tirando nada. Simplesmente uma revolta de um cidadão Feiranovense que paga seus impostos. Que é um direito de todo cidadão e está na constituição, é um dever do município proporcionar que as pessoas tenham um bom atendimento. A prefeitura recebe para isso, no mínimo 15% da receita do FPM, é destinada só a saúde, podendo ser mais. Vê que o hospital não tem um médico para atender, se chegar precisando de atendimento, um caso de urgência para ser transferido para Limoeiro será que dará tempo. Se fosse seu filho, sua mãe, chegar ao hospital e dizem, não tem médico, as pessoas que procuram o hospital eles estão desesperado, eles não estão com as suas idéias bem formadas, ele está no desespero de querer que seu ente querido tenha um atendimento de qualidade, que resolva o problema de saúde.

· FM Feira Nova – Esse fato do médico que atende aqui é mais agravante ainda?

ð Albert Almeida – Sim, ele foi preso pois não era médico, é fato notório, o problema é o seguinte aconteceu o fato e esta todo mundo hoje acuado, não pode falar o que sente, não pode dizer o que está passando, não pode dizer como estamos dizendo e nos da o direito como cidadão, de pessoas envolvidas a falarmos.O fato é a nossa saúde, a população esta decepcionada, esta de certa forma abandonada por questões de saúde e isso nos dá, a nós que somos da área de saúde nos dar dor muito grande, saber que no nosso município aquele que nós vimos ai na televisão, “fulano morreu de falta de atendimento”, isso nos dá o pensamento de que pode acontecer com seu pai, sua mãe. É notório isso é triste, ontem o Dr. Ivo saiu as 18h00min horas do PSF para terminar o plantão no hospital pois não tinha médico esta hora e hoje é o plantão dele também. Hoje só temos 3 médicos nos hospital, Dr. Texeira, Dr. Ivo e Dr. Priscila, Dr Carla não esta atendendo pois esta de licença maternidade por seis messes.

· FM Feira Nova – Crise na saúde de Feira Nova, problema é a falta de médico, médico que foi preso por que a policia descobriu que ele não era médico. E os médicos ausentes nos fins de semana, as equipes de enfermagem e auxiliares de enfermagem todos desmotivados é o que agente percebe, lá ninguém obedece a ninguém? A chefia perdeu o controle

Albert Almeida – Não. Infelizmente nós temos ótimos profissionais, mais a esfera maior, a pressão que há sabe, é só cobrança, eu não vi ainda no quadro de avisos um elogio, uma coisa tão simples que dá certo. Quando trabalha aqui em excelência no atendimento, nós nunca vimos um quadro com funcionário do mês. Exemplos, é um dever de o profissional atender bem, mais por que não reconhecer e se premiar de certa forma até com uma foto. Isso estimula a pessoa, reconhecimento faz com que a pessoa atenda melhor e faz com que os outros que não tiveram aquela oportunidade busquem isso, o que vemos é está todo mundo rebelado, ninguém tem comprometimento com nada. Eles são máquinas, cumprem seu plantão que é obrigação e foi isso, a coisa da humanidade se perdeu com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário