DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Lula vai de Armando


Na longa conversa que teve, ontem, em São Paulo, com o ex-presidente Lula, Armando Monteiro Neto (PTB) saiu convencido de que se depender da vontade dele e da cúpula nacional, o PT apoia sua candidatura a governador.
No Estado, os principais dirigentes têm defendido candidatura própria, principalmente os candidatos a presidente do diretório estadual em eleição marcada para o próximo domingo. O problema, entretanto, esbarra em nomes.
O partido só conta com a alternativa João Paulo, com densidade eleitoral apenas no Recife e parte da Região Metropolitana. A partir da Zona da Mata e adentrando pelo Agreste e Sertão, João não existe.
Já Armando, segundo as últimas pesquisas, lidera em todas as regiões do Estado, sendo, hoje, o nome mais competitivo para enfrentar o candidato da base governista, ainda desconhecido. Lula não fez segredo a Armando, até porque a sua posição, amplamente favorável a uma aliança PTB-PT, já é pública.
Recentemente, o ex-presidente defendeu o apoio do PT à candidatura de Armando. A tese de segmentos do PT pernambucano, a começar pelo senador Humberto Costa, na defesa de candidatura própria, é sustentada em cima do duvidoso argumento de que uma terceira candidatura evitaria a polarização PSB-PTB.
E provocaria, naturalmente, um segundo turno, no qual, aí sim, o PT, no caso de Armando ter mais votos do que João Paulo apoiaria a candidatura do senador. Mas Lula disse a Armando que se há uma tendência de Dilma ser reeleita no primeiro turno, isso teria forte influência nos Estados para a fatura também ser liquidada na primeira etapa em favor do candidato a governador da mesma aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário