DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sábado, 30 de novembro de 2013

Gol de Placa do Senador Pernambucano

Do Panamá, Humberto Costa defende que corrupção vire crime contra a humanidade

No Panamá, onde representa o Senado Federal no 5º Fórum da Organização Mundial de Parlamentares contra a Corrupção (Gopac), o senador Humberto Costa (PT) defendeu a inclusão da corrupção no rol dos crimes de lesa-humanidade. O documento elaborado no encontro e assinado por Humberto, pede aos países das Nações Unidas que considerem os crimes de grande corrupção como delitos contra a comunidade humana. O objetivo da Gopac é que a comunidade internacional possa promulgar leis mais duras contra esse tipo de crime. Eles também querem que a ONU desenvolva novos mecanismos globais para prender, julgar e sentenciar aqueles que sejam envolvidos em corrupção.
Para o senador petista, o documento da Gopac é "extremamente importante e avançado". Humberto foi convidado para integrar a entidade em novembro de 2012. Ao todo, cerca de 500 deputados e senadores e mais de 400 observadores integram a Gopac. A entidade existe desde 2002. Segundo a assessoria do senador, nove projetos do petista que tratam do combate à corrupção tramitam no Congresso Nacional.
Ao longo da semana em que esteve no Panamá, o senador viu um de seus projetos sobre o tema ser aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta, que segue para a Câmara sem precisar passar pelo plenário da Casa, torna mais rigorosa a legislação sobre o crime de Improbidade Administrativa.
Pelo projeto de Humberto, os bens, contas bancárias e aplicações financeiras dos acusados de improbidade podem se tornar indisponíveis automaticamente, sem que o juiz precise ouvir os réus antes de expedir a decisão. A liberação, contudo, só será feita depois que a pessoa comparecer em juizo. Em caso de condenação, os recursos seguiram imediatamente para os órgãos públicos lesados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário