DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dilma Rousseff é a mais citada em pesquisa de intenção de voto para eleição presidencial


Pesquisa do IBOPE Inteligência sobre as intenções de voto para presidente da República em 2014 divulgada hoje aponta a atual presidente Dilma Rousseff (PT) como a que detém o maior percentual de citação espontânea dos eleitores, com 23%.

Na sequência, os eleitores citam o ex-presidente Lula (PT), com 8%, Aécio Neves e José Serra, do PSDB, com 5% cada, Marina Silva (PSB), com 3%, e Eduardo Campos (PSB), com 1% das intenções de voto. Os demais possíveis candidatos não somam 1% das menções. Os que ainda não sabem dizer espontaneamente em quem votar totalizam 40% e outros 13% afirmam que votariam em branco ou nulo.

Cenário 1
O melhor cenário para a atual presidente é quando enfrenta Eduardo Campos pelo PSB e Aécio Neves pelo PSDB. Dilma chega a 43% das menções, seguida de Aécio Neves, com 14%, e Eduardo Campos, com 7%. Votos brancos e nulos totalizam 21% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 15%.

Os simpatizantes de Marina Silva, quando apresentados à lista em que constam apenas Dilma Rousseff, Eduardo Campos, Aécio Neves e José Serra, optam principalmente por votar em branco ou anular o voto (30%). Dilma fica com 20% dos eleitores de Marina, enquanto 20% optam por Eduardo Campos, 13% por Aécio Neves. Há ainda 18% que se declaram indecisos.

Cenário 2
No terceiro cenário testado, com Aécio Neves e Marina Silva, Dilma tem 42% das intenções de voto, Marina 16% e o senador mineiro, 13%. Votos brancos e nulos somam 17% e os indecisos, 12%.

Cenário 3
Quando considerados José Serra pelo PSDB e Eduardo Campos pelo PSB, Dilma também é a candidata mais citada, com 41% das menções. O tucano aparece com 19%, e Eduardo Campos, com 7%. Votos brancos e nulos representam 19% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 14%.

Cenário 4
No cenário com Serra e Marina, Dilma tem 40% das intenções de voto, José Serra, 17% e Marina Silva, 15%. Votos brancos e nulos somam 16% e os indecisos, 11%.

Segundo turno
Também foram testados cenários possíveis em um eventual segundo turno. O cenário em que a atual presidente obtém maior percentual de intenção de voto é quando enfrenta Eduardo Campos: 48% contra 12% para o governador pernambucano. Votos brancos e nulos somam 24% e os indecisos, 16%.
Em uma disputa entre Dilma e Aécio Neves, a atual presidente tem 47% das intenções de voto, contra 18% do senador mineiro. Votos brancos e nulos somam 22% e os indecisos, 13%.

Se a disputa for com Marina Silva, Dilma também leva vantagem, com 44% das menções, ante 24% da ex-senadora. Votos brancos e nulos totalizam 19% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 13%.

No último cenário testado, entre Dilma e José Serra, Dilma alcança 45% das menções, contra 21% de Serra. Votos brancos e nulos totalizam 21% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 13%.

Avaliação de governo
A administração da presidente Dilma Rousseff é considerada ótima ou boa por 39% dos brasileiros. Segundo a pesquisa, outros 36% a avaliam como regular e 24% a consideram ruim ou péssima. Apenas 1% não sabe ou prefere não responder.

A maneira como Dilma vem administrando o país é aprovada por 55% da população brasileira e desaprovada por 39%, enquanto 6% não sabem ou preferem não responder. Os brasileiros que confiam na presidente somam 51% e os que não confiam, 43%. Outros 5% não sabem ou preferem não responder.

Um comentário: