DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Audiência Pública dos Funcionários Públicos


Neste dia 04 de Novembro, aconteceu a esperada audiência Pública que trata dos avanços e desafios dos funcionários públicos municipais, nestes 50 anos, e para alguns vereadores este foi o tema, e partiram para defender os funcionários com unhas e dentes, já outros, para outros nem tanto, mais vamos interagir com os que defenderam este tema.

Os destaques da noite:

1.  Diante dos grandes ataques que o novo sindicato está sofrendo é preciso deixar claro, que os funcionários procuraram uma forma de lutar pelo seus direito, e procuraram outra alternativa diferente do sindicato dos professores, é diante da deficiência do que já existe hoje, alguns funcionários na tentativa de serem ouvidos partiram para uma nova experiência, que ficou bem evidenciado pelo próprio presidente quando começou expor seus pontos de vista e reconheceu essas categorias como garis, motoristas, guarda municipal e serviços gerais, estão abandonado neste governo, pois em todas as gestões houve avanços, e interessante neste 4º ano deste governo, o único beneficio real foi o estatuto dos servidores públicos que deveriam vir juntos com PCC - Planos de Cargos e Carreira, que como serve para melhorar os salários não existe empenho por parte do sindicato, e onde houve o maior empenho foi na criação da Previdência Própria, o que eu sou contra pois nos primeiros 12 meses da previdência a Prefeitura já deixou a metade, ou seja 6 meses no prego, com conhecimento do sindicato que está quietinho, espero que alguém seja sindicalista, vereador ou a própria prefeitura corrija essas brejas dos prefeitos meterem a mão.

2. A tese de quê os recursos estão diminuindo a cada ano, não passa de brincadeira de mau gosto, estamos com um acumulado durante o ano em torno de R$ 1.500.000,00 (Um milhão e meio) e só neste mês em relação ao ano passado de R$ 125.000,00 o que na verdade só prova a falta de planejamento do governo como ficou bem entendido pelo nobre vereador Ivo de Piega, que tem preocupado com o pagamento do 13º salário .

3.  Uma grata surpresa para a categoria foi o apoio do vereador Juba aos funcionários, mesmo sendo governo seu discurso foi em favor dos funcionário Públicos municipais, e foi mais além preocupado com o 13.º salário dos funcionários, cobrou ações do governo para que se cumpra com as obrigações salariais em dia.

4. A vereadora Ednilce Gonzaga, foi mais além e conseguiu um confissão estranha do presidente do sindicato, que declarou que passou 7 anos para conseguir um aumento de 25% nos salários dos funcionários, como fazem apenas 5 anos, estamos no prazo que o sindicato julga necessário.

5. Umas das melhores intervenções foi feita pelo vereador Amaro Ramalho que cobrou o PCC, que na minha ótica era para estar na pauta de todos os presentes, inclusive do secretário de Finanças, pois também é funcionário concursado, e conhece todas as dificuldades na área, e não o culpo pelos atrasos de salários como muitos o fazem, pois vem de cima, não é uma atribuição do secretário apenas.

6. Negão do Lava Jato foi outro vereador que foi muito bem, falou pouco mais mostrou que luta pelo funcionário público, com sua preocupação com a Previdência Própria e o salário dos funcionários .

7. Os convidados foram bem, o presidente da CUT Sérgio Goiana foi enfático que os projetos de lei municipal não tratem de gratificação e sim de reajuste para categoria, se colocando a disposição dos funcionários.

8. O secretário de finanças Ivan Felipe, talvez pela abrangência do tema que foi repassado para ele equivocadamente, poderia ter trazidos mais informações com relação ao pagamento do 13º, que é na verdade a dor de cabeça a curto espaço de tempo, pois a situação tá tão difícil, que em fez de tratarmos dos avanços salariais estamos todos preocupados com o recebimento do salário atual, que seria obrigação e não deveríamos estar focado neste tema.

9. O presidente do sindicato Isac Romão, nunca pecou por falta de conhecimento, sinceramente acredito que em nossa região é com certeza o único sindicalista de formação, agora  rasca seda como alguns vereadores o fizeram e colocar o presidente como um leão na mesa de negociação com a administração é demais, a verdade todo mundo sabe, o prefeito não tá nem aí para o sindicato e lá tem que falar fininho mesmo, e tem uma obrigação já que foi um dos parceiros da prefeitura para aprovar o Instituto de Previdência,  e que diga-se de passagem tem vereador que não sai da cadeira para ir na cidade vizinha e fica defendendo a Previdência sem conhecimento de causa, o que em todos os eventos o TCE tem focado no risco, como com o pouco tempo já deixou-se de repassar 6 meses e agora deve voltar a atrasar com certeza, se isso é exemplo de administração, é estranho.

10.  Minha preocupação é simples e o tempo dirá, pois estamos prestes a ver mais uma vez a Previdência pagar o preço, pois com certeza a prefeitura não repassará estes 03 meses, é bom ficar atento, será uma grande dificuldade  o 13.º salário, acho que deveremos receber o 13º no fim do ano e o salário de Dezembro em Janeiro ou não vão repassar a Patronal da Previdência e depois vão parcelar novamente virando uma bola de neve, espero estar errado, mais deve ser por aí.

11. Por fim um parabéns pela iniciativa do presidente que tem tentado de todas as formas, conseguir convencer o governo de debater avanços reais para o funcionalismo municipal, o qual o presidente do sindicato e o secretário de finanças se colocaram a disposição para juntos tentarem uma saída, a hora é de realmente juntarem-se quantos sindicatos forem necessários, os vereadores e os funcionário para debatermos o futuro da categoria, isso foi só começo.

É isso aí...

  

6 comentários:

  1. É besteira essa audiência, quem deveria ir era o prefeito.

    ResponderExcluir
  2. Quem foi esse idiota que disse que era pouco tempo o atraso, babão, deve estar comendo muito

    ResponderExcluir
  3. a politica é feita de decepção, tem vereador que é funcionário e não luta com o povo

    ResponderExcluir
  4. Juba vota em Henrique também é?

    ResponderExcluir