DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O embate é Lula x Eduardo


No cenário em que está sendo desenhado para as eleições em Pernambuco não haverá segundo turno para governador. O pleito deve ser decidido logo no primeiro turno por uma razão muito simples: está fora de cogitação o surgimento de uma terceira via.
De um lado, as forças governistas, capitaneadas pelo governador Eduardo Campos, marcharão unidas com o nome do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar. Há de fato resistências, inclusive familiares, a Tadeu, mas o governador deve conduzir o processo com absoluto sucesso.
De outro, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) já arrebatou o coração de Lula e Dilma para levar o PT ao seu palanque. Com o PT aliado a Armando, cai por terra um terceiro candidato a governador, no caso o deputado João Paulo, que estava louco para entrar na disputa.
O hoje governista PSDB também poderia projetar uma candidatura própria, como ainda admite o senador Aécio Neves, mas o presidente estadual da legenda tucana, Sérgio Guerra, já bateu o martelo com Eduardo e apoiará o nome que ele indicar.
Sendo assim, no mano a mano entre Tadeu e Armando, o que assistiremos será um embate entre o governador, Lula e Dilma, contando com a forte disposição do ex-presidente, que está desapontado com o ex-aliado.
Por diversas vezes, Lula já repetiu que virá a Pernambuco quantas vezes for necessário ao longo da campanha para tentar impor uma derrota histórica ao ex-aliado Eduardo. A eleição para governador pode se transformar, portanto, num duelo entre Eduardo e Lula, os dois grandes protagonistas.
Vitorioso com Armando, Lula não terá elegido um poste, porque, além de senador e ter uma trajetória política, com destaque no plano nacional, o trabalhista lidera todas as pesquisas de intenção de voto para governador.
No caso do inverso, ou seja, uma vitória de Tadeu, aí, sim, o governador pode entrar para a história como maior fenômeno eleitoral do País: emplacar dois postes – o primeiro no Recife e o segundo, dois anos depois, no Estado.

Blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário