DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sérgio Guerra desqualifica pesquisa do Vox Populi que aponta Dilma à frente de Serra


Como já era previsto, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, desqualificou nesta terça-feira, em SP, a pesquisa do Vox Populi divulgada na segunda apontando Dilma Rousseff com 12 pontos percentuais de vantagem sobre José Serra: 51 x 39.

2- Ele acusou o instituto de “safadeza” dizendo que ele está a serviço do PT e do seu candidato, desde o 1º turno, quando chegou a prever a vitória de Dilma por mais de 10 pontos de vantagem.

3- O senador considerou a pesquisa “uma falta de respeito” ao povo brasileiro e disse que o PSDB também possui pesquisas indicando um quadro de equilíbrio entre as duas candidaturas, porém com Dilma em queda e Serra crescendo.

4- Sérgio Guerra chegou a ler um texto atribuído a Marcos Coimbra, diretor-presidente do Instituto, segundo o qual a vitória de Dilma estava “sacramentada” no 1º turno.

5- Por isso, não dá qualquer crédito a esse levantamento do Vox Populi, segundo o qual, nos votos válidos, Dilma bateria Serra, hoje, por 57% x 43%.

6- Compreende-se a irritação do presidente nacional do PSDB com esta pesquisa, que diverge das outras três que foram divulgadas na semana passada apontando uma diferença apertada em favor de Dilma: Datafolha, Ibope e Sensus.

7- Mas, como dirigente máximo do principal partido de oposição do país, ele deveria tratar essa questão com mais serenidade, com menos emocionalismo.

8- O próprio Serra, no primeiro turno, sempre que era abordado para comentar pesquisas que lhes eram desfavoráveis, não destratava os institutos. Simplesmente não comentava e ponto final.

9- Até porque, no curso desta semana, vão sair mais quatro pesquisas de opinião. Se porventura os resultados coincidirem com o do Vox Populi, como ficará o senador, que, no 1º turno, também desqualificou uma pesquisa da CNT/Sensus dizendo que ela não era séria?

10- Convém lembrar que quando o Vox Populi apontou Eduardo Campos, com Pernambuco, com mais de 40 pontos de vantagem sobre Jarbas Vasconcelos, o senador acusou o instituto de viver “trelando” país afora. Abertas as urnas, a vitória do governador se confirmou por mais de 60 pontos percentuais.

É isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário