DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eduardo se reelege com 82% dos votos válidos e Jarbas diz que a partir desta 2ª entrará com os dois pés na campanha de Serra

Eduardo se reelege com 82% dos votos válidos e Jarbas diz que a partir desta 2ª entrará com os dois pés na campanha de Serra

1) Confirmou-se a pesquisa de ''boca de urna'' do Ibope: o governador Eduardo Campos foi reeleito no 1º turno com mais de 82% dos votos válidos, derrotando Jarbas Vasconcelos, maior líder da oposição estadual, que teve pouco mais de 14%.
2) Em termos proporcionais, foi a maior vitória obtida por um governador no país, um pouquinho maior até que a de Renato Casagrande (PSB), que se elegeu no ES com 82% dos votos válidos. No caso de Pernambuco foi a maior da história.
3) Enquanto o governador dava entrevista num hotel de Boa Viagem para falar sobre a vitória, Jarbas reunia a imprensa no comitê de sua campanha, na Avenida Rosa e Silva, num clima de quase velório, para fazer as seguintes declarações:
a) O resultado da eleição já era previsível e ele (Jarbas) preparou a cabeça para receber esta pancada.
b) Sabia que ia enfrentar um governador que ao longo da campanha se tornou uma pessoa ''pequena, mesquinha'', coptando adversários em troca de obras.
c) Denunciou vários casos de ''cooptação'' à Justiça Eleitoral mas as denúncias não deram em nada.
d) Enfrentou vários adversários na eleição, internos (setores do PSDB) e externos (Eduardo Campos).
e) Lamentou profundamente a não reeleição de Marco Maciel, um político sério e honrado, e a derrota de Raul Jungmann, que não foi candidato porque Sérgio Guerra indicou ''e sim porque eu pedi''.
f) A partir desta segunda-feira, vai entrar com os dois pés na campanha de Serra, que reputa o brasileiro mais qualificado para ser presidente da República. E vai trabalhar internamente para que ele mude o discurso.
g) Um presidente com 80% de aprovação popular pode amedrontar quem quer que seja, menos ele, Jarbas, que vai continuar fazendo oposição a Lula e ao sue governo.
h) A corrupção não foi inventada por Lula nem pelo PT, mas se agravou no atual governo.
i) É grato a Marco Maciel, Miriam Lacerda e Raul Jungmann porque todos sabiam que o quadro era adverso, mas foram com ele (Jarbas) para a luta. E é grato também aos órgãos de imprensa pela cobertura que deram a sua campanha.
j) Assume inteiramente a responsabilidade pela derrota.
l) Está solidário com Mendonça Filho, que foi detido pela Polícia porque desfilou com dois ou três veículos no bairro do Ibura. Quem fez ''passeata'' ilegal foi o governador, que desceu de helicóptero em Ribeirão para acompanhar o voto de Armando Monteiro Neto.
m) Na tarde desta segunda-feira voltará a Brasília para reassumir suas funções no Senado.
É isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário