DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mantega nega o único aceno de Carvalho às centrais

Para um ministro de Estado, a pior forma de solidão é a companhia de outro ministro. Tome-se o exemplo dos ministros Guido Mantega e Gilberto Carvalho.

Um, ministro da Fazenda. Outro, ministro da cozinha do Planalto. Ambos petistas. Companheiros ideais, atingiram a mais perfeita solidão.

Trancado em seu isolamento, Carvalho recebeu em seu gabinete a nata do sindicalismo. Acenou-lhes com o reajuste da tabela do IR.

Decorridas menos de 24 horas, fechado em seu insulamento, Mantega replicou: "Não está sendo estudado isso".

Os sindicalistas levaram a Carvalho uma pauta de três itens: salário mínimo de R$ 580, aumento de 10% para aposentados e correção da tabela do IR em 6,46%.

O ministro só sorriu para o IR. Ainda assim, rebarbou o percentual. Em vez de 6,46%, disse que a tabela poderia ser cogida em 4,5%. E Mantega: Nem isso, senhores. Esqueçam.

Passageiros de uma mesma canoa, os ministros remam para lados opostos. Dilma Rousseff talvez devesse chamá-los para um pé-de-ouvido.

A presidente ordenaria a Mantega: “Diga ‘oi’ ao Gilberto”. Determinaria a Carvalho: “Diga ‘olá’ ao Guido”. Pode não encurtar a Sibéria que os separa. Mas fica mais civilizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário