DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Eduardo e Lula influenciam muito para seus candidatos


O ex-presidente Lula e o candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, serão dois cabos eleitorais de peso no pleito de outubro em Pernambuco. O Instituto Opinião mediu a influência de cada um deles na eleição e aparecem praticamente empatados quando é feita a pergunta se o eleitor seria influenciado para votar num candidato a governador que tivesse o apoio de ambos.
Para 43% dos entrevistados, seria possível acompanhar o candidato a governador apoiado por Lula, no caso o senador Armando Monteiro Neto, enquanto 38% disseram que poderiam votar num nome indicado por Eduardo. A liderança menos influente no Estado é a presidente Dilma, com uma soma de 24% dos eleitores que admitem mudar de candidato para atender um pedido dela.
Quando o eleitor é forçado a responder se seria influenciado para acompanhar um candidato a governador apoiado por Eduardo, 23,4% disseram que aumentaria muito a chance de votar neste candidato (o de Eduardo) e mais 15,6% afirmaram que aumentaria pouco, enquanto 8,1% disseram que diminuiria a chance de votar e apenas 3,5% disseram que diminuiria pouco.
Quanto aos que não se influenciariam, são 48,8% e apenas 11% não responderam. Já o ex-presidente Lula faria aumentar muito a chance de votar num candidato para 32,9% e aumentaria pouco para 11,6%, enquanto 7,2% disseram que diminuiria muito e 1,9% diminuiria pouco. Quanto aos que não seriam influenciados pelo ex-presidente seriam 34,9%, enquanto 11,5% não souberam responder.

METODOLOGIA - A modalidade adotada é a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram aplicados dois mil questionários em 80 municípios do Estado distribuídos nas regiões do Agreste, Zona da Mata, Região Metropolitana, São Francisco e Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário