DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Denúncia de compra de apoio pelo PSB segue para Brasília


A Procuradoria-Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE-PE) decidiu remeter para a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), em Brasília, a denúncia de que o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, teriam tentado comprar o apoio político do deputado federal José Augusto Maia (PROS) para a campanha do ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara (PSB).
Maia foi destituído da presidência do PROS em Pernambuco no dia 12 de junho por permanecer ao lado da candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB). A investigação foi remetida para Brasília por causa do foro privilegiado a que Eduardo da Fonte tem direito.
A coligação de Armando, “Pernambuco vai Mais Longe”, propôs uma representação à PRE a partir da denúncia de Augusto Maia, feita ao jornal Folha de S. Paulo, de que teria recebido e recusado “vantagem financeira” para votar na chapa socialista. A representação pede investigação quanto à dupla pelos crimes de corrupção eleitoral, abuso de poder político e econômico e compra de votos.
No despacho, o procurador-Regional Eleitoral, João Bosco Araújo Fontes Júnior afirma que não pode ser identificado o abuso de poder político e de autoridade porque a denúncia trata de vantagem financeira. Ele também diz que o mandato não foi contaminado pelas ilegalidades citadas.
O procurador também rejeita a tese de compra de votos porque o que houve foi a “tentativa de compra de apoio político”. Ele também diz que a compra de voto ocorre quando a promessa de benefício financeiro é realizada ao eleitor.
Por fim, João Bosco afirma ainda que o abuso de poder econômico não se concretiza porque não houve recebimento da oferta financeira.
Tanto Eduardo da Fonte, quanto Eurípedes Junior e Paulo Câmara negaram ter oferecido qualquer vantagem pelo apoio político de Augusto Maia e chegaram a considerar processá-lo. O PSB também briga na Justiça para ter o direito de resposta publicado na Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário