DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A miséria continua

Ricardo Dantas Barreto (Blog Magno Martins)

Quando foi eleito presidente da República, Lula (PT) fez a promessa de que não sossegaria enquanto houvesse brasileiros sem três refeições diárias. É certo que a política social foi prioridade na sua gestão, apesar das críticas da oposição e de opositores ao programa Bolsa Família.

Passados pouco mais de oito anos, ainda encontramos miseráveis no Brasil, conforme dados divulgados pelo IBGE. São 16,2 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema, ou seja, que sobrevivem com até R$ 70 reais por mês. Os números representam 8,5% da população do País.

O Nordeste, apesar de ter merecido atenção especial, continua sendo a região que mais contribui com os índices negativos, já que são 9,6 milhões de miseráveis. Isso quer dizer que mais da metade são nordestinos. Diante deste quadro, dá para perceber que o programa federal e o avanço da economia não foram suficientes para a promessa de Lula ser cumprida.

Com Dilma Rousseff (PT), entrou em cena o programa Brasil Sem Miséria e ela tem quatro anos para erradicar a pobreza total do Brasil. Não é uma tarefa fácil, devido ao tamanho do nosso País, do pouco investimento em educação, do sistema de saúde ineficiente, do descaso de muitos governantes para com o social...Mas promessa é dívida e será cobrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário