DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 10 de maio de 2011

Comportas de barragens estão abertas, mas não há risco de cheias


Foto: Aluísio Moreira/SEI/Divulgação

A Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco anunciou na tarde desta segunda-feira (9) que está abrindo as comportas das barragens de Carpina, em Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte, e de Goitá, no município São Lourenço da Mata, no Grande Recife. O responsável pela pasta, João Bosco de Almeida, salientou que não há risco de qualquer transtorno. "Ninguém vai nem perceber", assegurou.

Hoje está sendo aberta a primeira comporta de Goitá. Estão sendo liberados 15 metros cúbicos por segundo. Nesta terça-feira (10) será aberta a segunda comporta. A vazão de água que vai para o Rio Capibaribe é considerada pequena. "Se der uma chuva forte nesse rio a gente não deixa essa água cair no Capibaribe", explicou João Bosco.

O secretário garantiu que o efeito da abertura das comportas no Rio Capibaribe é mínimo. Na última sexta-feira (6), o rio tinha 700 metros cúbicos por segundo, mas a vazão baixou para 430 m/s.


"Não vai voltar sequer para o nível de sexta-feira. Mesmo assim nós avisamos aos prefeitos e às defesas civis. Estamos trabalhando para dar maior segurança a todos. Vamos abrir Goitá para esvaziar um pouco ela para que segure picos de chuva que podem vir de Vitória. É mais uma proteção. Ninguém vai nem perceber. É tão pouqinho que vocês não vão notar", afirmou.

A barragem de contenção de Goitá, no rio de mesmo nome, foi construída em 1978. O vertedouro está a 24,92 metros de altura. O reservatório suporta 52 milhões de metros cúbicos.

CARPINA - A barragem de Carpina, cuja capacidade é de 270 milhões de metros cúbicos, deve chegar ao fim desta segunda-feira com 170 milhões de metros cúbicos acumulados. As comportas estão abertas. A intenção é baixar para 60 milhões de metros cúbicos, valor registrado antes das chuvas. A meta pode ser atingida em cinco dias, caso não haja chuva.

"Hoje a barragem termina o dia com 170 milhões de metros cúbicos, portanto, com uma reserva de 100 milhões de metros cúbicos que é uma folga maior do que observamos nas grandes cheias, tanto do ano passado como deste ano. Vamos continuar assim. As comportas permanecerão abertas até que a gente tire toda essa água que acumulamos nas chuvas de quinta e sexta-feira passada. A meta é 60 milhões de metros cúbicos", disse João Bosco.

"A siutação é bem mais confortável do que na sexta-feira quando pegamos quase que duas cheias de 1975 e seguramos totalmente na barragem".

O reservatório de Carpina fica num trecho do Rio Capibaribe localizado no município de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte do Estado. O vertedouro fica a 39,80 metros de altura e sua capacidade é de 270 milhões de metros cúbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário