DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

LULA "EMOÇÃO AO SE DESPEDIR EM PERNAMBUCO"

Lula encerra discurso no Marco Zero pedindo apoio para Dilma e Eduardo Campos



1- Milhares de pessoas se concentraram na noite desta terça-feira no Marco Zero do Recife para assistir ao discurso de despedida do presidente da República.
2- A solenidade começou com mais de uma hora de atraso e obedeceu à seguinte programação: doação de um terreno no Cabanga para a construção da sede própria da Orquestra Cidadã Meninos do Coque e exibição de um vídeo sobre Luiz Gonzaga, seguindo-se o anúncio da construção de um memorial com o seu nome com recursos do Ministério da Cultura.

3- O ministro Juca Ferreira, em breve discurso, disse que o governo federal estava atendendo a uma demanda da Prefeitura de Exu (terra de Gonzagão) e se referiu a Lula como ''o maior e melhor presidente que o Brasil já teve''.

4- Em seguida, apresentaram-se o poeta Antonio Marinho do Nascimento e os violeiros Valdir Teles e João Paraibano. Marinho leu versos de sua autoria, terminando com o refrão: ''Pernambuco agradece ao presidente/ Mais amado do povo brasileiro''.

5- A partir daí o presidente emocionou-se e de vez em quando enxugava as lágrimas.

6- Seguiu-se a apresentação dos dois violeiros, que deram um verdadeiro show de bola com sextilhas de improviso.

7- Valdir afirmou em versos que o presidente ''curou o câncer da dívida externa'', foi o ''pai dos pobres'', que o povo já está pedindo para ele voltar em 2014, que o índice de emprego no Brasil é tão grande que já está faltando trabalhador e que se países pudessem exportar presidentes da República, outras nações já nos tinham tomado Lula.

8- João Paraibano, numa noite igualmente inspirada, disse que o que Lula fez em 8 anos ''nenhum outro presidente fez'', que ele foi para o Sul do país em 1952 como retirante e voltou como presidente, que era uma pena Miguel Arraes não estar ali, naquela solenidade, assistindo à sua despedida, e que no atual governo ''o Brasil mudou de cara e o povo mudou de vida''.

9- Mais emoção para o presidente Lula, cujos olhos permaneceram sempre marejados.

10- Seguiu-se a entrega ao presidente da República pelo governador Eduardo Campos da Medalha do Mérito dos Guararapes, a mais alta comenda de Pernambuco.

11- O segundo orador da noite foi o governador Eduardo Campos, que fez questão de agradecer ao presidente todas as ações do governo federal em Pernambuco: transposição do São Francisco, Transnordestina, construção de escolas técnicas, expansão de campus universitários, duplicação de BRs, programa Luz para todos, expansão do crédito, programa Bolsa Família, refinaria estaleiro, etc.

12- Apresentou-se em seguida o cantor Maciel Melo, pernambucano de Iguaracy, que após lembrar sua infância pobre naquela cidade sertaneja, onde não havia abastecimento d’agua, cantou um canção saudando a chegada da água para todos.

13- Maciel disse também que o Brasil teve quatro craques: Pelé no futebol, Airton Sena no automobilismo, Cândido Portinari nas artes plásticas ''e Luiz Inácio Lula da Silva na política''. O povo embaixo do palanque delirou.

14- Lula fez o seu discurso de despedida agradecendo inicialmente a todas as autoridades que estavam presentes. Depois, contou um pouco de sua história, falou sobre as três derrotas que sofreu como candidato a presidente da República, da criação das ''Caravanas da Cidadania'' e das duas eleições que venceu: uma em 2002 e outra em 2006.

15- Também agradeceu a Deus a oportunidade que teve de governar o Brasil, exaltou o companheirismo e a lealdade do governador Eduardo Campos e garantiu que em 2012 Dilma Rousseff estará inaugurando em Pernambuco a obra de transposição das águas do rio São Francisco.

16- Nesse momento, o governador levantou-se da cadeira e deu-lhe um beijo na cabeça, permanecendo em pé ao lado do presidente até o encerramento do seu discurso com essas palavras:

17- ''A palavra de ordem é: apoiar a companheira Dilma e o companheiro Eduardo Campos''.

É isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário