DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

terça-feira, 1 de abril de 2014

Golpe de 64: general critica O Globo por rever opinião


O general de Exército reformado Augusto Heleno Ribeiro disse nesta segunda-feira que a volta dos militares ao poder seria hoje uma estupidez, porque o mundo é outro e a democracia, apesar dos defeitos, é o melhor regime. A convite da maçonaria do Distrito Federal, ele proferiu palestra em que defendeu o movimento militar de 1964 - ou "contrarrevolução", com prefere chamar -, em evento alusivo aos 50 anos do golpe, na loja do Grande Oriente do Brasil, em Brasília.
O general Heleno opinou sobre a volta dos militares ao poder ao responder a uma pergunta da plateia que indagava sobre essa possibilidade:
- Seria uma estupidez, porque o mundo hoje é outro. É uma coisa insensata, não tem o menor sentido. (Temos uma democracia), com todos os defeitos, é o melhor regime - disse ele.
Heleno também criticou o jornal O Globo por ter publicado editorial, no ano passando, revendo o apoio ao golpe militar. Segundo ele, o jornal "recentemente renegou todo o seu passado", "depois que se beneficiou largamente".
Ele criticou a Comissão Nacional da Verdade, afirmando que os integrantes da comissão partem do pressuposto de que os grupos que travaram a luta armada contra o regime buscavam implantar uma democracia no Brasil. Segundo ele, o objetivo, na verdade, era impor um regime ditatorial comunista. O general usou o futebol para fazer uma analogia e desqualificar a comissão:
- É como se pegasse a torcida do Fluminense e do Vasco e escolhesse aqueles das torcidas mais fanáticas e mandasse escrever a história do Flamengo.
O auditório riu.  (Do Jornal Extra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário